24.5 C
Remanso, BR
29 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Prorrogado Até Dia 30 De Novembro Prazo De Inscrições No Processo Seletivo 2024 Do IFSertão/PE
Destaque Petrolina

Prorrogado Até Dia 30 De Novembro Prazo De Inscrições No Processo Seletivo 2024 Do IFSertão/PE

Além da alteração no cronograma, com a prorrogação do prazo de inscrição, houve retificação em outros três pontos dos editais 82 e 83/2023: Anexo V (observação sobre aproximação de média no sistema); Item 5.3.5.3 (sobre indeferimento no grupo de cota para preto ou pardo); e Item 5.3.5.4 (sobre os casos omissos na etapa de heteroidentificação). É necessário que os candidatos leiam atentamente o edital. Aos estudantes que já se inscreveram no Processo Seletivo, recomenda-se a checagem no sistema para garantir que todo processo foi realizado corretamente.

São ofertadas 1.795 vagas, todas gratuitas, nas modalidades Médio Integrado ao Ensino Técnico e Subsequente (pós-médio). As oportunidades são para todos os campi do IFSertão-PE: Petrolina, Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro, Serra Talhada e Ouricuri.

Modalidades – O edital nº 82/2023 é referente ao Processo Seletivo para os Cursos Técnicos na modalidade Médio Integrado ao Técnico. Este ano, estarão disponíveis 950 vagas, distribuídas entre nove cursos: Agropecuária, Informática, Agroindústria, Edificações, Química, Eletrotécnica, Sistema de Energia Renovável, Mecânica e Logística.

Para a modalidade Subsequente, regida pelo edital nº 83/2023, o IFSertão-PE oferta 845 vagas e oito opções de cursos: Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho (Ead), Refrigeração e Climatização, Logística e Zootecnia. Todos os cursos são gratuitos, bem como as inscrições, matrículas e demais procedimentos. Os cursos disponíveis em cada campus, bem como o quantitativo de vagas, podem ser consultados detalhadamente no Anexo I dos Editais.

Inscrição – Para se cadastrar na Área do Candidato, é obrigatório que o candidato possua RG e CPF próprios, além de uma conta de e-mail válida, à qual o candidato tenha acesso. Todo o procedimento de inscrição está descrito no item 3 dos editais. É necessário que os candidatos sigam todos os passos, anexem corretamente os arquivos solicitados no sistema de Inscrição e finalizem suas inscrições para concorrem às vagas ofertadas no Processo Seletivo 2024 do IFSertão-PE. A inexatidão ou irregularidade de informações, ainda que constatadas posteriormente, poderá eliminar o candidato do Processo Seletivo.

Cotas – É de fundamental importância que os candidatos leiam cuidadosamente o item 1 dos editais, que explica os Grupos de Concorrência, ou seja, as cotas nas quais poderão concorrer (tais como renda familiar, pessoas com deficiência, autodeclarados pretos, pardos e indígenas, estudantes de escolas públicas). Essa informação será solicitada no momento da inscrição. Outro ponto que os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas devem atentar é o procedimento de heteroidentificação, descrito no item 5 dos editais.

Seleção – A seleção se dará mediante análise do histórico escolar ou declaração de notas emitida pela escola, conforme Anexo 3 dos editais. No caso do Ensino Médio Integrado ao Técnico, as notas utilizadas serão as de Língua Portuguesa e Matemática do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Para os candidatos aos cursos Técnicos Subsequentes, a análise será realizada pela média das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática do 3º ano do Ensino Médio (se o candidato já tiver concluído) ou a média do 1º e 2º anos, se o candidato ainda estiver concluindo o Ensino Médio. Informações detalhadas sobre a inserção de notas e histórico escolar estão disponíveis no item 4 dos editais.

Resultados – O resultado preliminar do Processo Seletivo está previsto para publicação a partir de 15/12, e o resultado final, a partir de 22/12. As matrículas deverão acontecer em janeiro de 2024.

Dúvidas – No Anexo X dos editais, os candidatos encontram os endereços e contatos de todos os campi do IFSertão-PE. Caso o candidato tenha dúvidas, poderá enviar uma mensagem para selecao@ifsertao-pe.edu.br ou procurar o IFSertão-PE nas redes sociais.

Clique aqui para acessar o Edital nº 82/2023 retificado

Clique aqui para acessar o Edital nº 83/2023 retificado 

Ascom

Publicidade

Posts relacionados

Passeio nas águas do Velho Chico é atração em Paulo Afonso

Redação Remanso News

Temer gasta R$ 1,7 milhão dos cofres públicos ao desistir de viagem pela Ásia

Redação Remanso News

Obras do PAC serão principal alvo dos cortes do governo federal

Redação Remanso News

Produtora de cinema selecionará equipe e elenco para série de ficção gravada em Petrolina

Redação Remanso News

Especulado como secretário, Otto seria ‘excelente nome’ para Serin, afirma Rui

Redação Remanso News

Boletim aponta ocupação dos leitos em 100% da Rede PE-BA no Vale do São Francisco

Redação Remanso News

Deixe um comentário