30.2 C
Remanso, BR
25 de setembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Trump é acusado por senadores de ‘claro abuso de poder’ por tarifas ao Brasil
Destaque Política

Trump é acusado por senadores de ‘claro abuso de poder’ por tarifas ao Brasil

Em carta enviada ao presidente dos EUA, 11 parlamentares dizem que ele está usando “a economia americana para interferir em favor de um amigo”

Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

Senadores democratas enviaram uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contestando as tarifas de 50% impostas às importações do Brasil, nesta quinta-feira (24).

Os 11 parlamentares de oposição que assinam o documento encaminhado à Casa Branca acusam o republicano de “claro abuso de poder” e afirmam que ele está usando “a economia americana para interferir em favor de um amigo”, referindo-se ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Escrevemos para expressar sérias preocupações sobre o claro abuso de poder presente em sua recente ameaça de iniciar uma guerra comercial com o Brasil. (…) Interferir no sistema legal de uma nação soberana estabelece um precedente perigoso, provoca uma guerra comercial desnecessária e coloca cidadãos e empresas americanas em risco de retaliação”, apontam.

Os democratas, que são minoria no Senado americano, também argumentam que uma retaliação do Brasil aumentaria os custos de vários produtos para famílias e empresas americanas.

Destaca que o país importa mais de US$ 40 bilhões por ano do Brasil – sendo US$ 2 bi só de café – e que o comércio bilateral sustenta cerca de 130 mil empregos nos EUA.

Além disso, a aproximação crescente do Brasil e outros países com a China também é citada como uma grande preocupação.

Fonte: GloboNews

Posts relacionados

Eleições 2020: TSE espera receber 630 mil pedidos de registro de candidatura

Redação Remanso News

Oferta da Oi para compra da TIM deve sair logo, diz fonte

Redação Remanso News

Plano de Carreiras e Vencimentos dos servidores do MP é aprovado pela AL-BA

Redação Remanso News

Moro pede demissão do governo: “Foi prometida carta branca”

Redação Remanso News

Ministro da Cidadania confirma 13º salário do Bolsa Família

Redação Remanso News

Prefeitura de Remanso realiza pavimentação asfáltica da Avenida Manoel Amâncio Coelho (Prainha) e Praça Manoel Firmo Ribeiro e Recuperou 13 Barracas na Prainha

Redação Remanso News

Deixe um comentário