
A Secretaria de Saúde de Juazeiro/Sesau, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde/CMS, realizará no próximo dia 25 de agosto, no Centro de Cultura João Gilberto, a 11ª Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Construindo o SUS com equidade e participação social: Mais saúde na vida da gente”. O evento que é um instrumento fundamental de planejamento local reunirá gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde/SUS para debater propostas e fortalecer as políticas públicas voltadas à melhoria da qualidade dos serviços municipais.
Durante a Conferência, os debates serão organizados em quatro eixos temáticos:
EIXO I – Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde: voltado para a redução e prevenção de riscos e agravos à saúde da população, considerando os determinantes sociais e priorizando ações de vigilância, promoção e proteção, com foco na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, acidentes e violências, controle de doenças transmissíveis e promoção do envelhecimento saudável.
EIXO II – Atenção Integral à Saúde: discutirá estratégias para ampliar e qualificar o acesso aos serviços de saúde, com ênfase na humanização, equidade e atendimento das necessidades de saúde, fortalecendo a atenção básica e especializada, ambulatorial e hospitalar, com cuidado integral em todas as fases da vida.
EIXO III – Saúde Mental: abordará o fortalecimento e a garantia das políticas públicas voltadas para o cuidado em liberdade e o respeito aos direitos humanos, gestão, financiamento, formação e participação social, além dos desafios para o cuidado psicossocial diante dos impactos na saúde mental da população.
EIXO IV – Assistência Farmacêutica: tratará sobre logística, provisão e distribuição de medicamentos, planejamento alinhado ao perfil epidemiológico da população e incentivo a práticas terapêuticas complementares, garantindo que o medicamento seja parte, mas não o centro, da atenção em saúde.
A iniciativa reforça o compromisso da Sesau e do CMS em promover a participação social como eixo central da gestão em saúde, garantindo que todos os segmentos envolvidos no SUS tenham voz ativa na definição de estratégias e prioridades. Além de ampliar a integração entre gestores, profissionais e comunidade, a programação é essencial para o funcionamento efetivo e humanizado dos serviços de saúde no município, consolidando o SUS como um sistema acessível, inclusivo e de qualidade para toda a população.
Ascom

