29.1 C
Remanso, BR
1 de maio de 2026
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Trump prorroga cessar-fogo contra o Irã a pedido do Paquistão
Destaque Mundo

Trump prorroga cessar-fogo contra o Irã a pedido do Paquistão

A decisão de estender o cessar-fogo ocorreu a poucas horas do fim da trégua de duas semanas anunciada em 8 de abril.

Foto: Divulgação/Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta terça-feira (21), que ordenou que as Forças Armadas prorroguem o cessar-fogo contra o Irã “até que os representantes iranianos cheguem a uma proposta unificada para negociar a paz”.

Além disso, Trump determinou que as forças americanas mantenham o bloqueio marítimo ao Estreito de Ormuz, anunciado em 12 de abril. Até agora, autoridades iranianas não se pronunciaram sobre o comunicado.

A decisão do presidente dos Estados Unidos foi tomada poucas horas antes do fim do prazo da trégua entre o Irã e os Estados Unidos, anunciada em 8 de abril.

Segundo Trump, o pedido para a extensão do cessar-fogo partiu do primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, que está diretamente envolvido nas negociações de paz.

Veja a íntegra do comunicado, publicado no Truth Social:

“Com base no fato de que o governo do Irã está seriamente fragmentado — o que não é inesperado — e a pedido do marechal de campo Asim Munir e do primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, fomos solicitados a suspender nosso ataque ao país até que seus líderes e representantes consigam apresentar uma proposta unificada. Diante disso, determinei que nossas Forças Armadas continuem o bloqueio e, em todos os demais aspectos, permaneçam prontas e capazes, e, portanto, estenderei o cessar-fogo até que tal proposta seja apresentada e as negociações sejam concluídas, de uma forma ou de outra”, disse o presidente dos Estados Unidos.

Era esperado que o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, partisse rumo ao Paquistão para participar da segunda rodada de conversa em Islamabad, marcada para esta quarta-feira (22).

No entanto, segundo fontes anônimas ouvidas pelo The New York Times, a falta de resposta das autoridades iranianas às propostas de negociação dos EUA levou Vance a suspender temporariamente a viagem.

Além de Vance, os enviados de Trump para o Oriente Médio, Jared Kushner e Steve Witkoff, foram vistos na Casa Branca pouco antes da publicação do presidente americano.

Na segunda-feira (20), o Ministério das Relações Exteriores do Irã não havia deixado claro se o país participaria da rodada de negociações com os Estados Unidos, acusando Washington de não levar o diálogo a sério.

Pesquisa aponta rejeição de Trump em nível mais alto entre americanos

A taxa de aprovação do presidente Donald Trump manteve-se no nível mais baixo de seu mandato nos últimos dias, revelou um levantamento da Reuters/Ipsos, realizado em meio à guerra com o Irã e a uma disputa com o Papa Leão.

A pesquisa de opinião pública de seis dias mostrou que 36% dos americanos aprovam o desempenho de Trump no cargo, valor inalterado em relação ao mês anterior.

Trump havia registrado sua maior taxa de aprovação no atual mandato — 47% — logo após tomar posse, em 20 de janeiro de 2025.

O presidente americano tem estado sob pressão desde que seu governo e Israel lançaram uma guerra contra o Irã em fevereiro, o que elevou drasticamente os preços da gasolina.

Cerca de 36% dos americanos aprovam os ataques militares dos EUA contra o Irã, comparado a 35% em uma pesquisa Reuters/Ipsos realizada entre 10 e 12 de abril.

A pesquisa mais recente, com 4.557 adultos em todo o país, foi realizada online e possui margem de erro de 2 pontos percentuais.

O levantamento mostrou que muitos americanos, incluindo alguns membros do Partido Republicano de Trump, têm preocupações sobre o temperamento e a lucidez mental do presidente de 79 anos, após uma série de explosões agressivas.

26% dos americanos disseram considerar Trump “equilibrado” (even-tempered). Os republicanos dividiram-se sobre a questão, com 53% considerando-o equilibrado e 46% afirmando que ele não é; uma pequena parcela preferiu não responder.

7% dos democratas veem Trump como alguém de temperamento equilibrado.

Fonte G1

Posts relacionados

Mensagens sobre retomada de paralisação são boatos, diz Jungmann

Redação Remanso News

‘Japinha do CV’ é novamente suspensa nas redes sociais e faz importante anúncio

Redação Remanso News

Polícia apreende 37 papelotes de cocaína em Pilão Arcado

Redação Remanso News

Artesanato da Bahia ganha visibilidade com plataforma

Redação Remanso News

Coronel José Dias: Grupo político da situação, lança ex-prefeito Maninho como pré-candidato a prefeito

Redação Remanso News

Governo atrasa pagamentos do PAC; empresas na BR 235 na Bahia foram prejudicadas

Redação Remanso News

Deixe um comentário