25.7 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
Destaque Sobradinho

Sobradinho garante segurança hídrica do ne

barragemsobradinhochesf

O  diretor de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, concedeu, hoje (16/11), entrevista coletiva em Petrolina (PE), reunindo emissoras de rádios, TVs e blogs, para anunciar os testes de redução da vazão do Rio São Francisco de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) para 700m³/s, gradativamente.

A primeira etapa começa na segunda-feira (21), quando a vazão ficará para 750m³/s. A ação foi autorizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pelo Ibama, com o objetivo de poupar água no Reservatório de Sobradinho para garantir a segurança hídrica do Nordeste. A redução de 750m³/s para 700 m³/s somente acontecerá após o monitoramento dos usos múltiplos da água no patamar de 750m³/s.

“O principal tema discutido atualmente é a segurança hídrica, para dar condições ao abastecimento humano e à produção de alimentos na região do São Francisco. O abastecimento energético está garantido por outras fontes”, destacou o diretor de Operação da Chesf, João Henrique Franklin.

Ele explicou que a diversificação da matriz energética e a transferência de energia de outras regiões pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) vêm assegurando menor dependência da energia gerada pelas águas do Rio São Francisco. Atualmente, 25% a demanda de energia elétrica do Nordeste está sendo atendida pela produção hidrelétrica da Região, outros 25% a partir de termelétrica, 30% por meio da energia eólica e 20% com transferência de energia do Norte e do Sudeste, através do Sistema Interligado Nacional – SIN. “Não há nenhum risco de desabastecimento ou racionamento”, disse Franklin.

Com a redução para 750m³/s e possibilidade de chegar a 700m³/s o Rio São Francisco alcança a menor vazão histórica, desde 1979, quando o Reservatório de Sobradinho foi inaugurado. “Essa seca prolongada mostrou a importância de Sobradinho para a regularização da vazão e para a garantia da segurança hídrica da Região. Caso não existisse a barragem, a situação estaria muito mais crítica para os usuários e vazões inferiores a 400 metros cúbicos por segundo teriam sido registradas nos anos de seca”, explicou o diretor de Operação da Chesf.

Ascom Chesf

Posts relacionados

Cidades com menos de 15 mil habitantes devem usar pregão eletrônico

Redação Remanso News

Divulgada lista de convocados em concurso da Polícia Militar; confira

Redação Remanso News

Nasa está a poucos meses de lançar sonda que ‘tocará o Sol’

Redação Remanso News

Sertão: Inmet emite alerta laranja por causa da previsão de chuvas intensas

Redação Remanso News

Prefeitura de Remanso tem contas aprovadas do exercício de 2017, pelo TCM

Redação Remanso News

Juízes federais indicam Sergio Moro para cadeira de Teori

Redação Remanso News

Deixe um comentário