24.8 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Cunha se nega a fazer o exame médico para provar que tem mesmo aneurisma
Brasil Política

Cunha se nega a fazer o exame médico para provar que tem mesmo aneurisma

mccunhaerelatorimpeachcamara20161108010393-740x493-300x250e

O ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) se negou a passar por um exame médico para comprovar que ele tem um aneurisma (dilatação anormal de um vaso sanguíneo), como afirmou em depoimento prestado na terça-feira (07/02) ao juiz Sergio Moro, durante audiência relativa a processo em que é réu na Operação Lava Jato.

Após depor por três horas na Justiça Federal em Curitiba, Cunha leu uma carta de próprio punho na qual afirma que tem o problema – o mesmo que tinha a ex-primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva, mulher do ex-presidente Lula, que morreu na última sexta-feira – e que não teria condições de se tratar na cadeia, onde ele está preso.

Segundo Luiz Alberto Cartaxo de Moura, diretor do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen-PR), os médicos convocaram Cunha nesta manhã para realizar uma tomografia “capaz de dizer se efetivamente ele é portador dessa enfermidade”, mas ele não aceitou. “O custodiado se negou terminantemente a fazer os exames”.

De acordo com ele, a recusa em se submeter aos exames caracteriza infração disciplinar leve e isso será anotado na ficha de Cunha na prisão, onde ele está desde outubro do ano passado.

Ele revelou, ainda, que não foi a primeira vez que Cunha se negou a comprovar que tem o problema. “Ressalto ainda que essa enfermidade foi revelada no dia 21 de dezembro ao corpo médico do Complexo Médico Penal, que solicitou à família e aos advogados que fossem encaminhados os exames e os documentos comprobatórios de tal situação, o que até hoje não aconteceu”, disse. “Então, por duas vezes, já se tentou comprovar a presença desse aneurisma e por duas vezes isso não foi possível”, disse.

A audiência de terça-feira foi o primeiro interrogatório do peemedebista diante de Moro. Até então, Cunha havia adotado o silêncio como estratégia. Oficialmente, ele não deu qualquer sinal à Polícia Federal e Ministério Público Federal de que quer colaborar com as investigações. Mas, logo após ser preso, contratou o criminalista Marlus Arns, de Curitiba, responsável por algumas das delações da Lava Jato.

Nesta ação, a segunda em que Cunha é réu na Lava Jato, o deputado cassado é acusado de ter recebido em suas contas na Suíça propinas de ao menos R$ 5 milhões referentes à aquisição, pela Petrobrás, de 50% do bloco 4 de um campo de exploração de petróleo na costa do Benin, na África, em 2011. O negócio foi tocado pela Diretoria Internacional da estatal, cota do PMDB no esquema de corrupção.

O Ministério Público Federal sustenta que parte destes recursos foi repassada para Cláudia Cruz, mulher de Eduardo Cunha, também em contas no exterior – a transação está sendo investigada em outra ação, específica contra a mulher do peemedebista.

Fonte: Com informações da Veja

Posts relacionados

Isaac defende governador e diz que “Suzana é quem trava Juazeiro desde que assumiu”

Redação Remanso News

Ministro Wellington Dias representará o Brasil em Cúpula Global de Segurança Alimentar, em Londres

Redação Remanso News

Aprovado aumento de pena a quem induzir menor a roubar

Redação Remanso News

Governador de São Paulo, João Doria afirma que testou positivo para a Covid-19

Redação Remanso News

Haddad vota em São Paulo e se diz ‘esperançoso’ com sentimento nas ruas

Redação Remanso News

Parte do lucro do FGTS obtido em 2016 será depositado até 31 de agosto deste ano

Redação Remanso News

Deixe um comentário