3 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Projeto cria força-tarefa para fiscalizar eleição desde registro de candidatura
Brasil

Projeto cria força-tarefa para fiscalizar eleição desde registro de candidatura

O deputado Delegado Waldir (PR-GO) apresentou projeto que muda a Lei das Eleições (9.504/97) para determinar a criação de uma força-tarefa para atuar na fiscalização do processo eleitoral, desde o registro das candidaturas até o dia da eleição (PL 4940/16).

A força-tarefa irá funcionar nos municípios com mais de 200 mil eleitores. Para os que possuem população eleitoral menor, ela definirá as regiões do estado que terão prioridade de atuação.

Repressão
O objetivo é apurar e reprimir os casos de abuso do poder econômico e político, captação ilícita de votos e outros crimes eleitorais que cheguem ao conhecimento do grupo. A força-tarefa será formada por integrantes do Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Secretaria de Segurança Pública.

Eles poderão aplicar à investigação os mecanismos previstos na Lei do Crime Organizado (12.850/13), como a colaboração premiada, a infiltração de policiais e a interceptação de comunicações telefônicas e de computador.

O deputado explica que a fiscalização do pleito não pode ficar restrita ao dia das eleições. Ele argumenta que os crimes eleitorais cometidos antes, sem pronta investigação e repressão, tendem a ficar impunes. “Somente através de um grupo voltado especialmente para o combate a práticas ilícitas no processo eleitoral, haverá punições adequadas e a repressão que se espera.”

Tramitação
O projeto será analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, segue para o Plenário da Câmara.

Fonte: Com informações da Agência Câmara Notícias

Posts relacionados

Médicos começam a retirar sedativos de Dona Marisa, que segue na UTI

Redação Remanso News

Terceirização será analisada em reforma trabalhista; Temer deve sancionar texto

Redação Remanso News

SUS tem quatro novos serviços ambulatoriais para processo transexualizador

Redação Remanso News

Censo agropecuário: Brasil tem 5 milhões de estabelecimentos rurais

Redação Remanso News

Inscrições do Fies para o 2º semestre seguem até o dia 18 de julho

Redação Remanso News

Pagamento da 1ª parcela do 13º dos aposentados começa nesta segunda(26); saiba as regras

Redação Remanso News

Deixe um comentário