26.8 C
Remanso, BR
2 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • PF deflagra operação para investigar desvio de verba pública na Bahia
Bahia

PF deflagra operação para investigar desvio de verba pública na Bahia

Policiais federais cumprem na manhã desta quinta-feira, 6, sete mandados de condução coercitiva durante mais uma fase da Operação Adsumus na Bahia. Os agentes também realizam buscas em oito imóveis de Salvador, Lauro de Freitas e Santo Amaro.

A ação tem como objetivo desarticular um esquema de desvio de verbas públicas, fraudes à licitação, corrupção e lavagem de dinheiro. De acordo com a PF, o grupo é formado por três núcleos empresariais que recebiam valores da Prefeitura de Santo Amaro para realizar obras públicas, fornecer material de construção e alugar maquinário.

Contudo, investigadores descobriram que parte do serviço era realizado por servidores da própria prefeitura, que ainda acabava absorvendo os custos, facilitando o desvio de dinheiro.

Além disso, também foi identificada fraudes e irregularidades nos processos licitatórios. Os empresários recebiam os valores do contrato e depois transferiam parte do dinheiro para um operador do pagamento de propina, que entregava para políticos e servidores públicos.

Uma empresa do ramo de entretenimento, que pertence a secretários municipais, também foi contratada sem licitação. O golpe desviou dinheiro do governo municipal e federal.

A justiça determinou o bloqueio judicial de mais de R$ 38 milhões em valores, imóveis e veículos com o objetivo de ressarcir a União após o esquema criminoso.

Além da PF, o Ministério Público Estadual também participa da ação. A operação já teve outras fases. Em uma delas, o ex-vice-prefeito de Santo Amaro, Leonardo Araújo Pacheco Pereira, foi preso.

A operação foi deflagrada pela primeira vez em julho de 2016, quando cinco pessoas foram detidas. Entre elas, o secretário de Obras, Luiz Eduardo Pacheco, que é primo do então vice-prefeito. Na época, Leonardo Araújo Pacheco foi afastado do caro.

Em setembro do mesmo ano, policiais federais voltaram a entrar em ação e cumpriram oito mandados de condução coercitiva. No mês seguinte, a força-tarefa voltou a cumprir mandados de condução coercitiva relacionados a esta operação.

A Tarde

Posts relacionados

Bahia tem recorde de 60 mortes por covid-19 registradas em 24h

Redação Remanso News

Governo do Estado prevê entrega de mais 104 mercados municipais requalificados ou construídos

Redação Remanso News

Ação do Procon garante liminar que proibe cobrança de juros bancàrios na greve

Redação Remanso News

Primeiro final de semana com toque de recolher tem 55 detidos na Bahia

Redação Remanso News

Dois tremores de terra são registrados em Vera Cruz no intervalo de dois dias

Redação Remanso News

Famílias de Juazeiro, Sobradinho e Uauá serão beneficiadas pela LBV com cestas de alimentos

Redação Remanso News

Deixe um comentário