10 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Confederação esclarece estornos e créditos nas contas do Fundeb dos Municípios
Destaque

Confederação esclarece estornos e créditos nas contas do Fundeb dos Municípios

O estorno dos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) ocorrido nesta quarta-feira, 20 de dezembro, trouxe vários questionamentos dos gestores municipais. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) esclarece que essa medida ocorreu por causa da publicação da Portaria MEC/MF 8/2017, que trata da reestimativa de receitas do Fundeb para o ano de 2017 e da retificação do Censo Escolar 2016.

A CNM entrou em contato com a coordenação do Fundeb/FNDE para esclarecer as dúvidas dos gestores em relação aos estornos e créditos nas contas municipais. A entidade foi informada que a Portaria, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 30 de novembro, trouxe a adequação nos repasses para 2017 em razão dessa retificação das matrículas do Censo Escolar de 2016.

De acordo com a orientação da Coordenação do Fundeb, foram feitos estornos referentes aos valores distribuídos com base nos coeficientes de distribuição estabelecidos por meio da Portaria MEC/MF 8/2016 desde o dia 1º de janeiro daquele ano até a data de publicação da Portaria MEC/MF 8/2017. Os créditos dos valores devidos foram repassados imediatamente conforme novos coeficientes de distribuição estabelecidos por meio da Portaria MEC/MF 8/2017 referentes ao mesmo período.

Posts relacionados

Conta de luz terá bandeira tarifária vermelha patamar 2 em agosto

Redação Remanso News

Palmeiras dá chapéu em Corinthians e São Paulo e contrata Dudu por 4 anos

Redação Remanso News

Urgente: Chesf alerta para não ocupação das margens do rio São Francisco

Redação Remanso News

Remanso: Acidente na BR 235, próximo ao novo marcos Deixa 05 feridos neste Domingo(29)

Redação Remanso News

Agências bancárias de Remanso, Campo A. de Lourdes, Pilão Arcado, Sento Sé, Casa Nova, Juazeiro e região funcionarão por duas horas na véspera do Natal

Redação Remanso News

Justiça determina que eleitos pelo sistema majoritário não perdem mandato por desfiliação partidária

Redação Remanso News

Deixe um comentário