25.2 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Campo Alegre de Lurdes
  • Juiz acata denúncias apresentadas pelo MP contra ex-prefeita e atual vice-prefeito de Campo Alegre de Lourdes em suposto esquema de corrupção
Campo Alegre de Lurdes Destaque Geral

Juiz acata denúncias apresentadas pelo MP contra ex-prefeita e atual vice-prefeito de Campo Alegre de Lourdes em suposto esquema de corrupção

O Juiz titular da Vara Criminal de Remanso, Dr. Dario Gurgel de Castro, recebeu na sexta-feira (02/02) cinco denúncias apresentadas pelo Ministério Público (MP) que aponta esquema de corrupção na prefeitura de Campo Alegre de Lourdes ocorrido na gestão da ex-prefeita Delaneide Borges Dias. O esquema foi revelado depois que o MP realizou a operação Retorno do Estado, e cumpriu diversos mandados de prisão, busca e apreensão e sequestro de valores, no município campoalegrense em 5 de outubro de 2016.

Além da ex-prefeita de Campo Alegre de Lourdes Delaneide Borges, foram denunciados também seu marido e ex-prefeito Levi Rodrigues Dias; sua filha, Maria Luiza Borges Dias (ex-secretária de gabinete); o atual vice-prefeito Agnolio Boson Paes; o ex-secretário de finanças Averaldo Dias; o ex-secretário de administração Carlos Augusto; e vários ex-servidores do setor de pagamento e os ex-membros da comissão de licitação, além dos sócios proprietários das empresas: LOVENTOS, TECNOLOGIA CONSTRUTORA, ODECAM ENGENHARIA (Pertencente a Agnolio Boson),  e NOSSA SENHORA MATERIAL DE CONSTRUÇÃO ou ISABEL BORGES DE SOUZA – ME (Pertencente à irmã da ex-prefeita).

De acordo com nota oficial emitida pelo Ministério Público, as denúncias indicam a existência do esquema de corrupção que fraudou dezenas de licitações e desviou mais de R$ 20 Milhões do cofre público municipal, através de contratos administrativos firmados com empresas “fantasmas”.

O MP ainda esclarece que a auditoria do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) apurou cerca de quarenta irregularidades em cada uma das mais de 30 licitações descritas nas denúncias criminais.

O texto da nota traz detalhes de como foram feitas as perícias durante a investigação: Técnicos do Ministério Público da Bahia (CEAT/MPBA) visitaram diversas obras, supostamente realizadas pela ex-prefeita, e comprovaram o superfaturamento e a inexecução dos contratos firmados com as empresas descritas acima; embora, os pagamentos tenham sido feito regularmente.

As denúncias foram devidamente recebidas pelo Juiz Dr. Dario Gurgel de Castro, que determinou as citações dos acusados e decretou contra eles diversas medidas cautelares penais, entre elas o recolhimento domiciliar de todos, acatando dessa forma os pedidos do Ministério Público de Remanso, conforme consta nos processos criminais de número: 0000045-20.2018.805.02.08; 0000046-05.2018.805.02.08; 0000047-87.2018.805.02.08; 0000048-72.2018.805.02.08; e 0000049-57.2018.805.02.08.

Sobre uma possível pena, em uma das denúncias aos ex-gestores, são imputadas as práticas de 488 crimes de peculato, além dos crimes de associação criminosa e fraudes em licitações. Se condenados, alguns dos acusados podem pegar penas de mais de 60 anos de reclusão.

Via Blog Josué Mariano

Posts relacionados

BNDES negocia com Bahia e mais oito estados privatização de companhias de gás

Redação Remanso News

Gestores podem ser punidos caso não enviem projeto de revisão salarial de servidores

Redação Remanso News

Sobradinho garante segurança hídrica do ne

Redação Remanso News

Nesta sábado, dia 7, Marisa faria 68 anos

Redação Remanso News

Barqueata alerta sobre os problemas do velho Chico

Redação Remanso News

Ministro interino do Trabalho é réu por furto de energia

Redação Remanso News

Deixe um comentário