29.5 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Bahia é um dos estados de pior cobertura da vacina contra o sarampo
Bahia

Bahia é um dos estados de pior cobertura da vacina contra o sarampo

Após dois anos da erradicação do sarampo, a doença voltou a afetar o Brasil. O vírus pegou carona nos imigrantes venezuelanos — que se refugiam em Roraima em busca de emprego, moradia e comida — e desencadeou um surto. As autoridades sanitárias temem que a doença se espalhe no Norte e Nordeste do país. A situação fez com que o Ministério da Saúde organizasse uma campanha de vacinação relâmpago. Lá, oito casos da infecção foram confirmados, todos em crianças venezuelanas. Uma delas morreu. Outras 29 pessoas, sendo 10 brasileiros, passam por exames para confirmar o contágio. Nove estão hospitalizadas.

O Ministério da Saúde calculou os dados da cobertura vacinal do país. Em média, 83,2% da população brasileira tomou pelo menos uma dose da vacina. As informações são preliminares de 2017 e podem mudar na consolidação do balanço anual. O índice, segundo avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS), deve ser de 95%. A foi alcançada entre 2015 e 2016. A doença, junto com a poliomielite, marcou gerações da década de 1980. O Nordeste era a região mais atingida à época.

Contudo, a estatística não é homogênea. As 10 piores coberturas são do Pará, DF, Amapá, São Paulo, Bahia, Piauí, Acre, Maranhão Rio Grande do Norte e Amazonas. Nessas unidades da Federação a cobertura contra o sarampo varia de 65,4% a 78,1%. Os melhores índices são do Ceará, Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso, Goiás e Roraima. Nestes estados a parcela da população protegida varia entre 100% e 84%.

No Brasil, os últimos casos de sarampo ocorreram entre os anos de 2013 a 2015, sendo confirmados 1.310 adoecimentos. Pernambuco e Ceará concentraram as infecções. A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), deu ao Brasil em 2016 certificado de eliminação do sarampo. “Temos que fazer o dever de casa e intensificar a vacinação para diminuir os risco de transmissão. O sarampo é altamente contagioso”, alerta Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Correio Braziliense

Posts relacionados

Cavalos vão usar ‘fraldão’ para evitar fezes em vias públicas em cidade da Bahia

Redação Remanso News

Após assembleia, professores das Universidades Estaduais da Bahia decretaram estado de greve

Redação Remanso News

Exposição de Caprinos e Ovinos de Curaçá foi um sucesso, comemora a organização do evento

Redação Remanso News

Segunda dose da Coronavac começa a ser aplicada na próxima segunda-feira (15)

Redação Remanso News

Governo repassa aos 417 municípios R$ 307,2 milhões em antecipação do ICMS

Redação Remanso News

PT confirma candidatura de Rui Costa

Redação Remanso News

Deixe um comentário