32.8 C
Remanso, BR
20 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Documento : confira o que significam direita, esquerda e centro na política
Destaque

Documento : confira o que significam direita, esquerda e centro na política

Um documento lançado em maio por  lideranças do PSDB, DEM, MDB e PTB foi intitulado de  manifesto em defesa da união das forças políticas de centro.“À direita, se esboça o surgimento inédito de um movimento com claras inspirações antidemocráticas. À esquerda, um visão anacrônica alimenta utopias regressivas de um socialismo autoritário”, diz o documento que é assinado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), pelo chanceler Aloysio Nunes (PSDB), pelo senador Cristovam Buarque (PPS) e por Marcus Pestana, secretário-geral do PSDB.

Apesar de se tratarem de termos constantemente citados em notícias sobre as eleições 2018, comentários e nas redes sociais, os conceitos de “direita”, “esquerda” e “centro” na política não são necessariamente conhecidos por todos os eleitores.

Para compreender melhor o que eles significam, cientistas políticos como Claudio Couto, professor e coordenador do Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo explica o significado. “Essas distinções remontam à Revolução Francesa, quando, na Assembleia Nacional, os que defendiam as mudanças e o fim das desigualdades entre nobres e plebeus sentavam à esquerda do presidente da Assembleia, e os que defendiam a manutenção das coisas como estavam e, consequentemente, a monarquia e a ordem estabelecida – que era de desigualdade entre estamentos – sentavam à direita. Daí surgiu essa terminologia, com a esquerda significando a defesa da igualdade e das ações necessárias para buscá-la, e a direita se opondo a isso”, disse.

“Claro que a noção de esquerda e direita varia historicamente: na origem opunha liberais a conservadores ou reacionários; depois passou a opor socialistas a liberais e conservadores; depois, comunistas, socialistas e socialdemocratas a liberais, conservadores e fascistas, e assim por diante”, conclui.

Quem é de centro se situa a meio caminho entre essas posições, podendo também ser decentro-direita ou centro-esquerda, assim como há os de extrema-direita ou extrema-esquerda, ou os simplesmente de direita e esquerda.

Para Leonardo Avritzer,professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais,  “na política, você pode dizer que a esquerda está mais preocupada com alguns valores morais, especialmente ligados à proteção social, e tem menos problemas com um papel ativo do Estado do que a direita”.

A direita, por outro lado, é mais conservadora em questões morais como, por exemplo, pena de morte, redução da maioridade penal. Estas questões são pautas da direita. Ao mesmo tempo, ela tem uma preocupação maior com o tipo de papel que o Estado pode ter na política.

O centro, na verdade, quando fazemos pesquisas, o que a gente tenta é perguntar para uma série de pessoas como elas se identificam e classifica numa tabela de um a dez. Quem fica no meio dessa classificação é de centro. Uma pessoa que a princípio é a favor da proteção social, mas menos a favor de um papel ativo do Estado, por exemplo.

Direto de Brasilia

Posts relacionados

Prefeituras têm até fim do mês para aderir ao parcelamento de dívidas

Redação Remanso News

Polícias Civil e Militar da Bahia param de divulgar nomes e fotos de presos

Redação Remanso News

CGU abre 40 processos sobre descontos ilegais em pensões do INSS

Redação Remanso News

Moraes manda DPU assumir a defesa de Eduardo Bolsonaro no STF

Redação Remanso News

MMA promove semana contra desperdício de alimentos

Redação Remanso News

Câmara pode votar em agosto projeto para evitar bloqueios do Whatsapp

Redação Remanso News

Deixe um comentário