10 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Dilma assina medida provisória que mantém política de reajuste do mínimo
Brasil Destaque

Dilma assina medida provisória que mantém política de reajuste do mínimo

RTEmagicC_dilmaassina.jpg

Segundo ela, o envio de uma MP ao Congresso foi resultado do diálogo com senadores e deputados da base aliada

Ao assinar a medida provisória (MP) que estende a política de reajuste do salário mínimo até 2019, a presidente Dilma Rousseff disse que a decisão do governo é reconhecimento de que as ações de crescimento da economia não se dão “em detrimento do trabalhador”.

Segundo ela, o envio de uma MP ao Congresso foi resultado do diálogo com senadores e deputados da base aliada. Isso foi necessário porque a MP passa a vigorar com força de lei, o que permite trabalhar com as novas projeções, quando for analisado o Orçamento deste ano.

O Projeto de Lei 7.469/14, que tramitava no Congresso Nacional com o mesmo teor, foi retirado de pauta nesta terça-feira (24), após ter o texto-base aprovado, mas o governo não concordava com uma emenda que estendia a política de correção para os benefícios acima de um salário mínimo pagos pela Previdência Social.

A presidente lembrou que em 2011 outra medida provisória foi enviada ao Legislativo estendendo a política daquela época até 2015, e que agora era necessária essa ação por parte do governo. De acordo com ela, não há atropelo com relação aos parlamentares, porque o governo está fazendo algo que lhe é característico: o “direito de iniciativa em algo que gera despesa”.

“Agradeço aos senhores deputados aqui presentes e aos senhores senadores, representando a base aliada. Agradeço primeiro essa força para que a gente aprove e mande como medida provisória, medida de urgência com vigência imediata”, disse a presidenta.

Ao ressaltar que tem “consciência da importância” das centrais sindicais presentes na cerimônia de assinatura da MP (Nova Central Sindical dos Trabalhadores, União Geral dos Trabalhadores, Força Sindical e Central Única dos Trabalhadores), Dilma estendeu o agradecimento a todas as entidades sindicais, acrescentando que elas tiveram papel relevante na política de valorização do salário mínimo. “Foram todas as centrais que construíram essa política, e isso resulta também numa outra característica importante que deve ser o patamar do qual nós sempre vamos partir: o reconhecimento de que os movimentos sociais, as centrais e todos os movimentos que representam a parte organizada da população brasileira são muito importantes quando se trata de políticas sociais.”

Correio

Posts relacionados

Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para eleições

Redação Remanso News

José Serra é denunciado por lavagem de dinheiro e vira alvo da Lava Jato

Redação Remanso News

Reservatório de Xingó, no rio São Francisco, aumenta a média mensal de água liberada pelo reservatório

Redação Remanso News

Eduardo Cunha nega “pauta bomba” na Câmara dos Deputados

Redação Remanso News

Prorrogado Estado de calamidade pública em 26 cidades da Bahia, inclusive, Campo Alegre de Lourdes e Juazeiro, Confira a lista

Redação Remanso News

Huck não descarta ser candidato no futuro e aposta em ‘Tinder eleitoral’

Redação Remanso News

Deixe um comentário