28.6 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • bancada da Bahia apoia PEC que acaba com alianças partidárias em eleições proporcionais
Bahia Destaque

bancada da Bahia apoia PEC que acaba com alianças partidárias em eleições proporcionais

th (50)

Se depender da bancada da Bahia em Brasília, será apenas uma questão de tempo o fim das coligações partidárias nas disputas por vagas em Assembleias Legislativas, Câmaras dos Deputados e de Vereadores. Consultados pela Satélite, parlamentares eleitos pelo estado – tanto por legendas da base governista quanto da oposição no Congresso, alguns com cargo de liderança -, declaram voto favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que extingue alianças partidárias nas eleições proporcionais. Ou seja, venceriam apenas os candidatos mais votados por cada partido, dentro do número de cadeiras que cada um deles tem direito após a soma total das urnas. Diferente do que acontece hoje, quando políticos de siglas nanicas se elegem com número pouco expressivo de votos, apenas por estarem coligados a uma ou mais legendas – o chamado coeficiente eleitoral. Em troca, doam tempo de TV para chapas majoritárias – governador, prefeito e presidente. A mudança nas regra beneficia os maiores, como PT, PSDB e PMDB, e praticamente tira do jogo os menores, que tenderiam a desaparecer.

Caminho sem volta
“Entre as lideranças, há um entendimento claro pela aporvação da PEC. Não há mais espaço para tantos partidos na democracia, nem para alianças de aluguel”, afirmou o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM). “Dificilmente, pelo que se vê no Congresso, a coligação proporcional será mantida nas próximas eleições. Para nós, por exemplo, que somos menores, a medida é prejudicial. Mas será inevitável a mudança”, afirmou o deputado Arthur Maia, líder do Solidariedade na Câmara. Daí a pressa das legendas menores em se fundir para crescer. A exemplo do DEM com o PTB. “Para nós, esse deve ser o único caminho também”, acrescentou Maia.

Frente de resistência
No entanto, o Congresso enfrentará reações duras, sobretudo de partidos menores e com origem na esquerda. “Esse é um debate que está em curso, mas preocupa enormemente a quantidade de partidos que defendem o fim das coligações”, disse o deputado Daniel Almeida (PCdoB),  da Comissão Especial da Reforma Política no Congresso. “No processo democrático, a livre organização corresponde a diversidade da sociedade, e o parlamento é reflexo”, analisou. A PEC já foi aprovada em primeiro turno no Senado dia 10, mas para entrar em vigor tem que passar por mais uma votação na casa e outras duas na Câmara.

Cara a cara
O presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), foi o primeiro integrante da Executiva estadual a deixar a reunião de ontem com o presidente nacional da sigla, Carlos Lupi. Motivo: teve que ouvir Lupi lembrar reveses de Nilo nas negociações com o PT. Sobretudo, a perda da cadeira de vice na chapa do governador Rui Costa e a oposição dos deputados petistas a sua reeleição para o comando do Legislativo. De quebra, foi provocado a dizer se tinha algo contra a aliança do PDT com o prefeito ACM Neto (DEM) em Salvador. Garantiu que não e depois partiu.

Tropa de choque
Pelas contas do deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB), o tesoureiro petista João Vaccari Neto será convocado a depor à CPI da Petrobras e ponto final. “A temperatura é pela aprovação do requerimento, que será votado amanhã (hoje). O PT, sem o PMDB, não tem condições de impedir nada na CPI”, afirmou. Lúcio assinalou ainda que não há espaço para manobras de integrantes da base aliada, que desejam convocar tesoureiros de outros partidos que receberam doações de empresas da Lava Jato. “Só o Vaccari foi acusado na Justiça”, disparou.

Correio

Posts relacionados

Remanso Preço da carne de bode e carneiro na região ganha destaque em revista de circulação nacional

Redação Remanso News

Bispos vão enviar nota as igrejas informando a situação dramática do rio São Francisco

Redação Remanso News

“Rio são Francisco ainda está vivo e sobrevivência vai depender das ações futuras”, diz Roberto Malvezzi durante audiência pública

Redação Remanso News

Brasil é país mais preocupado com notícias falsas, diz estudo global

Redação Remanso News

Senado libera candidatura de quem teve contas reprovadas

Redação Remanso News

Projeto permite ao consumidor instalar medidor de água, luz e gás

Redação Remanso News

Deixe um comentário