24.5 C
Remanso, BR
29 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Produtores baianos têm até 30 de novembro para vacinar contra febre aftosa e declarar rebanho
Destaque

Produtores baianos têm até 30 de novembro para vacinar contra febre aftosa e declarar rebanho

Os produtores baianos têm até o dia 30 de novembro para vacinar bovinos e bubalinos de até 2 anos de idade. Na Bahia, que desde 2001 é reconhecida internacionalmente como livre de Aftosa, a meta é que mais de três milhões de cabeças sejam vacinadas. Os produtores deverão adquirir as vacinas em uma revendedora autorizada, loja de produtos agropecuários cadastrada pelo órgão.

Após o dia 2 de dezembro, todo o rebanho deve ser declarado na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado (Seagri). A declaração, que deve ser feita até 15 dias após a vacinação, poderá ser realizada pela internet, através do site da Adab.

Os proprietários que não vacinarem o rebanho durante o período da campanha e não fizerem a declaração serão multados no valor de R$ 53 por cabeça não vacinada e R$ 160 por propriedade não declarada, ficando impedido de vender ou transportar o rebanho.

Além da declaração dos animais na faixa etária de até 2 anos, o produtor terá que declarar as demais faixas etárias e realizar a atualização dos dados cadastrais. Deverão ser declarados outros animais como equídeos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes.

Os produtores devem também vacinar contra a Brucelose, que também é obrigatória.

Declaração via web

Inserindo o login e senha, o produtor terá acesso a tela da declaração, aonde irá gravar a evolução do rebanho, informar os nascimentos e mortes, e declarar o rebanho existente e vacinado. Além disso, o sistema permite consultas à Ficha Sanitária e a emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA, desde que o produtor cadastre antes, junto ao Escritório da ADAB, um valor pré-pago para emissão da GTA.

O produtor que ainda não dispuser da senha de acesso ao sistema, deve se dirigir a um dos Escritórios da ADAB, munido do Documento de Identidade e CPF; comprovante de residência; e documento que comprove a titularidade da propriedade; conforme estabelecido na Portaria ADAB N° 115/2014. No caso de arrendatário, apresentar o Contrato de Arrendamento, Aluguel de Pasto, Comodato ou Parceria.

A Febre Aftosa

A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como os bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. Pode ser transmitida principalmente pelo contato entre os animais doentes e sadios. O vírus pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas que entrem em contato com animais doentes.

A enfermidade provoca restrições sanitárias e comerciais ao estado e ao país, desvalorização no preço da arroba, desemprego no setor frigorífico e pode causar embargos comerciais a outros produtos, como o farelo de soja, frutas e exportação de carne de frango e suína, além de grande impacto social e econômico. As consequências do alastramento de uma enfermidade como a febre aftosa em um país é calculado em bilhões de dólares por ano.

Preto no Branco

Posts relacionados

Gestores podem ser punidos caso não enviem projeto de revisão salarial de servidores

Redação Remanso News

Projeto de Lei apresentado pelo prefeito de São João do PI quer legalizar ‘ajudinhas’ para as pessoas carentes no ano da eleição

Redação Remanso News

Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes está recuperando estrada do Peixe

Redação Remanso News

Secretaria de agricultura e pesca faz distribuição para agricultores do município de Remanso

Redação Remanso News

ACM Neto Assume Neutralidade No 2º Turno Entre Lula E Bolsonaro

Redação Remanso News

20ª Marcha dos Prefeitos pedirá renegociação de dívidas previdenciárias

Redação Remanso News

Deixe um comentário