27.3 C
Remanso, BR
27 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Indonésia deve anunciar logo execuções, incluindo a de brasileiro
Destaque Mundo

Indonésia deve anunciar logo execuções, incluindo a de brasileiro

d9bb9d73e7dcbaac34d3e67b17d1914c

Autoridades da Indonésia disseram nesta quinta-feira (23) que esperam anunciar logo a data da execução do grupo de prisioneiros que está no corredor da morte por tráfico de drogas, entre eles o brasileiro Rodrigo Gularte.

O anúncio foi feito depois que a mais alta corte do país rejeitou mais apelações de prisioneiros do grupo. Ainda falta analisar uma apelação, de um prisioneiro indonésio.

Mais da metade dos 10 prisioneiros que foram condenados à morte é de nacionalidade estrangeira. Além do brasileiro, há prisioneiros da Austrália, França, Filipinas e Nigéria.

“Esperamos que a decisão da Suprema Corte sobre o último caso ocorra o mais rápido possível para podermos determinar logo a data [da execução]”, disse Tony Spontana, porta-voz da procuradoria da Indonésia, de acordo com a agência Reuters.

O brasileiro Rodrigo Gularte foi preso em 2004 com vários quilos de cocaína escondidos em uma de suas pranchas de surfe.

O governo federal e familiares de Gularte alegam que ele sofre de esquizofrenia, por isso não deveria ser executado.

Apelações
O vice-presidente das Filipinas, Jejomar Binay, se encontrou com seu homólogo indonésio, Jusuf Kalla, em uma conferência na semana passada em Jacarta para apelar em nome do prisioneiro filipino que está no grupo.

“Isso é uma apelação baseada em considerações humanitárias”, disse Binay a repórteres. Mas questionado se previa um estremecimento diplomático entre os dois países vizinhos caso a execução vá adiante, ele disse: “Duvido”.

O presidente francês, François Hollande, alertou a Indonésia na quarta-feira que a execução causará danos nos laços entre os dois países, segundo relatos da mídia.

O governo australiano ez repetidos pedidos de clemência para os australianos Andrew Chan e Myuran Sukumaran, mas o presidente Joko Widodo se recusou a anular as execuções.

Relação Brasil-Indonésia
O ministério das Relações Exteriores do Brasil informou no fim de janeiro que tentaria esgotar todas as possibilidades de comutação da pena de Rodrigo Gularte, de 42 anos e condenado à morte em 2005 por tráfico de drogas.

Após a execução do brasileiro Marco Acher pela Indonésia em janeiro deste ano, a presidente Dilma Rousseff se disse “consternada e indignada” com o ocorrido e convocou o embaixador brasileiro em Jacarta para consultas.

Em fevereiro, Dilma decidiu adiar o recebimento das credenciais do novo embaixador da Indonésia em Brasília para reavaliar a situação bilateral entre os dois países. O Brasil quer evitar a execução do segundo brasileiro condenado por tráfico na Indonésia, Rodrigo Gularte.

A Indonésia reforçou suas penalidades por crimes de tráfico de drogas e voltou a realizar execuções em 2013, depois de uma pausa de cinco anos. Desde o começo do ano, o governo executou seis prisioneiros, entre eles o brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, o que causou uma crise diplomática entre o país asiático e o Brasil.

DO G1

Posts relacionados

Lula ataca reforma da Previdência: eles não sabem governar

Redação Remanso News

Remansonews.com deseja a todos um feliz Natal

Redação Remanso News

Remanso, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Sento Sé e Casa Nova: veja o valor que estes municípios irão receber de recursos da repatriação ainda este mês

Redação Remanso News

Em pronunciamento na TV Bolsonaro critica governadores, prefeitos, imprensa, fechamento de comércio e escolas

Redação Remanso News

Primeira pessoa vacinada contra Covid-19 relata a sua experiência

Redação Remanso News

Descompasso entre Fundeb e piso de professores preocupa municípios

Redação Remanso News

Deixe um comentário