27.8 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Secretaria da Educação do Estado e CONSEA deliberam sobre segurança alimentar e nutricional
Bahia

Secretaria da Educação do Estado e CONSEA deliberam sobre segurança alimentar e nutricional

Questões como a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); a efetivação da compra da alimentação escolar da Agricultura Familiar; e a educação alimentar contextualizada nas escolas foram discutidas nesta terça-feira (21), na Secretaria da Educação do Estado (SEC), entre representantes do Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA) – órgão de assessoramento que integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar – e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e a equipe técnica da SEC.

Durante o encontro, Jerônimo Rodrigues destacou a importância da alimentação escolar na garantia da aprendizagem dos estudantes e do cumprimento da lei nº 11.947/2009, que determina uma alimentação saudável e adequada para os estudantes e das atividades obrigatórias do PNAE. “O CONSEA é um conselho que tem uma responsabilidade e uma atuação muito forte no que diz respeito à qualidade da alimentação e, também, à cultura alimentar e, naturalmente, à uma política estadual de segurança alimentar. E é importante trazer esta discussão para as nossas agendas de Educação, tanto no que diz respeito ao conteúdo da mudança de cultura de alimentação, ou seja, uma alimentação cada vez mais saudável, como também à implementação de um planejamento em que a alimentação seja de qualidade, garantindo, inclusive, os 30% da Agricultura Familiar e a formação de diferentes profissionais da rede”, destacou o secretário Jerônimo.

O presidente do CONSEA, José Moacir dos Santos, também comentou sobre o resultado do encontro para discutir os encaminhamentos sobre a alimentação escolar. “Para nós foi muito gratificante e positivo este encontro porque conseguimos colocar na mesa as pautas que o conselho traz e criar um diálogo que deu encaminhamentos a questões como a compra de produtos da Agricultura Familiar; a educação alimentar na escola; e a ideia do contexto do currículo da escola para fortalecer a alimentação saudável e valorizar a Agricultura Familiar. São questões muito caras para o conselho e aqui conseguimos dar um tratamento muito promissor”, afirmou.

Participaram, também, da reunião a representante do Fórum Baiano de Direito Humano à Alimentação Adequada (FBDHAA), Jainei Cardoso; a coordenadora executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), Débora Rodrigues; e a coordenadora do PNAE, Amanda Andrade. Pela SEC participaram, ainda, o subsecretário Danilo Melo e o superintendente de Planejamento Operacional da Rede Escolar, Manoel Calazans.

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia/ Fotos: Claudionor Jr.

Posts relacionados

Remanso e Sobradinho implementam lei geral da micro e pequena empresa

Redação Remanso News

PT confirma candidatura de Rui Costa

Redação Remanso News

Governo do estado lança projeto conexão trabalho

Redação Remanso News

Quase 10 mil baianos foram internados por conta da asma em 2018

Redação Remanso News

Bahia tem cerca de 1.5 milhões de títulos eleitorais cancelados

Redação Remanso News

Polícia acha roça de maconha avaliada em R$ 5 milhões na Bahia

Redação Remanso News

Deixe um comentário