25.2 C
Remanso, BR
29 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Rio São Francisco: Barragem de Sobradinho supera a capacidade de 70% do volume útil
Destaque

Rio São Francisco: Barragem de Sobradinho supera a capacidade de 70% do volume útil

No meio ao medonho das tristes notícias que assolam os casos de coronavírus que se espalham no Brasil e Nordeste, temos uma ótima notícia para os sertanejos: o reservatório Sobradinho, Bahia vem se recuperando das severas secas dos últimos anos e nesta, quinta-feira 26 de março o volume útil atinge 71% do seu volume  útil.

No mês de São José, os sertanejos renovam as esperanças para quem depende do Velho Chico, que há mais de sete anos sofria com a crise hídrica.

A expectativa com uma afluência (água que entra) acima dos cinco mil metros cúbicos por segundos na barragem é que no mês de abril o volume útil atinja 80% da capacidade.

O pescador e ex-presidente da Associação dos Pescadores Profissionais da Ilha do Fogo, Tadeu Reis da Costa, afirma que ainda é tímido mas “o nível do Rio São Francisco vem subindo e assim é bem melhor. O mato já estava tomando conta e agora com o nível do rio subindo a tendência é melhorar a situação que estava ficando insustentável”, avaliou Tadeu.

O aumento da capacidade útil da Barragem de Sobradinho é justificado devido as chuvas que caem no Norte de Minas Gerais e a motivação das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias, localizada em Minas Gerais, que foram abertas. O volume útil da barragem de Três Marias já chega a quase 100% da capacidade.

As chuvas que caíram durante janeiro e fevereiro beneficiam o Rio São Francisco, de Minas à Bahia e já permitem uma segurança hídrica para os próximos meses.

GN

Posts relacionados

Remanso e mais 2 cidades têm decretos de emergência reconhecidos pela União

Redação Remanso News

Rede e PSOL pedem que PGR solicite afastamento de Cunha do comando da Câmara

Redação Remanso News

Preservação dos rios urbanos da Bahia é discutida em audiência pública

Redação Remanso News

Sento Sé: Homem comete suicídio no Bairro Cicero Borges

Redação Remanso News

Anvisa suspende autorização de importação da Covaxin

Redação Remanso News

Prefeito eleito de Remanso Zé Filho participou nesta quarta (09) de lançamento do programa Cartão Reforma em Brasília

Redação Remanso News

Deixe um comentário