3 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Brasil fica em 89º posição no ranking de velocidade de internet
Brasil

Brasil fica em 89º posição no ranking de velocidade de internet

banda

Brasil registrou 3,4 Mbps de média de velocidade de internet e ficou em 89º lugar no ranking de banda larga no mundo. O crescimento foi de 13% em relação ao trimestre anterior, mas o País manteve-se na mesma posição. Se comparado ao mesmo período no ano anterior, o crescimento foi de 29%.

Nos picos de conexão, o País atingiu 24,2 Mbps de velocidade, um aumento trimestral de 10% e de 35% em relação ao último ano. As informações são da Akamai, empresa especializada em segurança de internet, que publicou nesta quinta (25) o relatório State Of The Internet. Assim, o país subiu da 84ª para a 82ª posição no ranking global de picos de conexão.

Na América Latina, os picos do trimestre variaram de 51,3 Mbps no Uruguai a 10,7 Mbps na Venezuela, regiões que ficaram nas posições 28ª e 134ª neste ranking, respectivamente.

O material do relatório analisa os 243 países/regiões conectados à plataforma Akamai no trimestre – o que representa mais de 812 milhões de endereços IPv4 únicos – e, para os rankings, considera os que tenham mais de 25 mil endereços.

Média global cresceu 10%

Entre janeiro e março de 2015, a média global de velocidade de conexão manteve-se superior à considerada “banda larga” (4 Mbps), com 5 Mbps, e apresentou crescimento de 10% em relação aos três meses anteriores. A Coreia do Sul manteve-se em primeiro lugar no ranking, com 23,6 Mbps e crescimento de 6,3%. Em termos de crescimento, o maior índice foi apresentado pela Irlanda, com 37% e 17,4 Mbps. No comparativo ano a ano, 134 dos países/regiões qualificados para o ranking apresentaram aumento de velocidade média de conexão, variando de 4% no Japão a 181% em Fiji.

No que diz respeito aos picos de conexão, também houve no período um crescimento (8,2%) na média global, que foi de 29,1 Mbps. Cingapura está em primeiro lugar, com pico de 98,5 Mbps, mas Kuwait apresentou maior crescimento de 126% alcançando 76,5 Mbps.

O estudo também segmenta a análise por regiões – Américas, Ásia-Pacífico e EMEA (Europa, Oriente Médio e Africa). Com base nisso, identificou que na América Latina a velocidade média de conexão variou de 6,7 Mbps, no Uruguai, a 1,4 Mbps, no Paraguai. No ranking global, os países estão na 51ª e 137ª colocação, respectivamente.

Conectividade Móvel

No primeiro trimestre de 2015, a Akamai analisou a conectividade móvel de 62 países/regiões. O Reino Unido apresentou a velocidade de conexão média mais rápida de 20,4 Mbps, um aumento de 28% em relação ao trimestre anterior. A Dinamarca manteve-se em segundo lugar, com 10 Mbps. O Vietnã apresentou a velocidade de conexão média mais baixa, 1,3 Mbps. Na América do Sul, a Venezuela apresentou a maior velocidade, com média de 7 Mbps, e o Brasil registrou média de 2,5 Mbps.

No que diz respeito à média de picos de conexão, a Austrália atingiu o maior número do período, com 149,3 Mbps. O Brasil registrou, no período, 20,7 Mbps e, na América do Sul, o maior pico ficou por conta do Uruguai, com 32 Mbps.

Em relação à adoção de banda larga móvel (> 4 Mbps), o Dinamarca tive a maior taxa, 98%, enquanto Vietnã, Irã, Cazaquistão e Bolívia tiveram taxa menor que 1%. Na América do Sul, a Venezuela destacou-se com 97%.

Posts relacionados

ABJD exige apuração de crimes de Bolsonaro e Moro

Redação Remanso News

Câmara aprova decreto sobre intervenção no Rio; matéria segue para o Senado

Redação Remanso News

Joaquim Barbosa pode ser vice de Marina em 2018, diz revista Veja

Redação Remanso News

Mauro Vieira volta a falar com ministro de Israel para tentar liberar brasileiros em Gaza

Redação Remanso News

Tarifas de transporte semiurbano de passageiros terá reajuste, diz ANTT

Redação Remanso News

Brasil tem 1.113 casos confirmados de microcefalia, segundo o Ministério da Saúde

Redação Remanso News

Deixe um comentário