25.6 C
Remanso, BR
3 de maio de 2024
Remanso News
  • Home
  • Política
  • Bolsonaro será analisado por crime contra a humanidade pelo Tribunal Penal Internacional; leia denúncia
Política

Bolsonaro será analisado por crime contra a humanidade pelo Tribunal Penal Internacional; leia denúncia

O Tribunal Penal Internacional afirmou, nesta segunda-feira (8), que vai analisar a denúncia feita pelo PDT sobre a suposta prática de crimes contra a humanidade pelo presidente Jair Bolsonaro. O partido alegou que as ações do chefe do executivo no combate à Covid-19 atentaram contra a saúde e a vida da população.

No entanto, o documento do TPI é expresso ao afirmar que o recebimento da petição não significa que a investigação foi ou será necessariamente aberta.

De acordo com a denúncia do PDT, Bolsonaro tem contrariado recomendações para reduzir a velocidade do contágio do novo coronavírus no país e, por isso, pode levar ao colapso do sistema de saúde.

Na peça, o partido listou uma série de episódios em que Bolsonaro teria ignorado recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do próprio Ministério da Saúde durante a pandemia da Covid-19, a exemplo do comparecimento em manifestações e declarações contra o isolamento social.

“Ressoa inconteste que as falas irresponsáveis proferidas pelo presidente da República, sobre o novo coronavírus, influenciam o comportamento dos cidadãos para o descumprimento das medidas necessárias ao combate do Covid-19”, diz trecho da denúncia.

O PDT também fundamentou a acusação contra Bolsonaro por crime contra a humanidade por omissão com base em medidas do Ministério da Saúde que foram de encontro a recomendações da OMS, como a não adoção de testes em massa.

Corte IDH
Bolsonaro também é acusado na Corte Interamericana de Direitos Humanos, em denúncia feita no último dia 7 de maio pela bancada do PSol na Câmara dos Deputados, o Instituto Vladimir Herzog e o Núcleo de Preservação da Memória Política.

A ação foi motivada pelo convite do presidente brasileiro ao tenente-coronel reformado do Exército, Sebastião Curió Rodrigues de Moura, 85 anos, um dos responsáveis pela repressão à guerrilha do Araguaia durante a ditadura militar (1964-1985).

Segundo a denúncia, o governo Bolsonaro insulta a “memória das vítimas do caso Gomes Lund e outros e de todas as pessoas desaparecidas, mortas e torturadas pela ditadura brasileira”.

O caso provocou a condenação do Brasil, por unanimidade, na Corte Interamericana de Direitos Humanos em 2010, e a sentença prevê a adoção de ações por parte do Estado para reparar violações cometidas durante o período da ditadura militar.

Clique aqui e leia a denúncia do PDT na íntegra.

Clique aqui para ler a condenação do caso Gomes Lund.

Agencia Brasil

Posts relacionados

Marcos Presídio é indicado por Nilo e assumirá vaga de Zezéu no TCE

Redação Remanso News

Pai de Santo vai ao Planalto para alertar Dilma sobre Eduardo Cunha

Redação Remanso News

Dilma nomeia desembargador para vaga de ministro do STJ

Redação Remanso News

Líderes do MDB de 11 estados declaram apoio a Lula já no primeiro turno em evento em SP

Redação Remanso News

“O presidente poderia falar menos e fazer mais pelo Brasil”

Redação Remanso News

Alckmin assume presidência do PSDB e afirma que “indignação e coragem vão mudar o Brasil”

Redação Remanso News

3 Comentários

Deixe um comentário