5 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Juazeiro
  • Projeto da Agrovale completa 12 anos com a doação de mais de 300 mil mudas da Caatinga
Juazeiro

Projeto da Agrovale completa 12 anos com a doação de mais de 300 mil mudas da Caatinga

Marizeiro, ingazeiro, pau ferro, paineira, angico, umburana, ipê roxo e caraibeira, são algumas das espécies nativas da Caatinga mais requisitadas para projetos de arborização, paisagismo, repovoamento e reflorestamento de áreas degradadas.

Em Juazeiro, na Bahia, um projeto da Agrovale ‘Viveiro de Mudas Nativas’ completa 12 anos, agora em julho, com a marca de 312 mil mudas doadas para 45 municípios dos Estados nordestinos da Bahia, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, além de Curitiba, no Paraná.

O projeto socioambiental da empresa, que é a maior produtora de açúcar, etanol e bioeletricidade e também a que mais gera empregos na Bahia, começou com a infraestrutura instalada de um viveiro em uma área de 2 hectares com mais de 70 espécies de plantas nativas da Caatinga.

O propósito da iniciativa, é a preservação dos ecossistemas da Caatinga e das matas ciliares do Rio São Francisco. Segundo a coordenadora do Departamento de Meio Ambiente da empresa, Thaisi Tavares, o projeto cresceu muito e tem potencial para ampliar os benefícios.

“Nosso viveiro conta com uma equipe de 9 profissionais, é aberto ao público e recebemos constantemente visitas acadêmicas e técnico-científicas, além de representantes dos municípios e das entidades que vem buscar as mudas deste bioma que é exclusivamente brasileiro”, pontuou a coordenadora, acrescentando que a doação de mudas vem ampliando a cobertura verde das cidades e contribuindo para uma maior conscientização e sustentabilidade ambiental da biodiversidade regional.

Descoberto também por estudantes e professores, o projeto socioambiental da Agrovale, já marcou presença em inúmeras ações de preservação, conscientização e respeito à natureza e ao meio ambiente em Juazeiro e Petrolina.

São exemplos, “A paz começa em mim”, em 2018, onde as crianças da escola Prisma distribuíram mudas da Caatinga nas principais ruas de Juazeiro e as comemorações da Semana do Meio Ambiente, em 2019, quando estudantes de 4 escolas, também de Juazeiro e Petrolina,  plantaram mil mudas  e participaram de palestras educativas. Uma parceria da Agrovale com as Secretarias de Educação dos dois municípios.

Destacando a importância e os benefícios das árvores na vida das pessoas e do meio ambiente, o vice-presidente da empresa, Denisson Flores, ressaltou a intenção de ampliar as ações do projeto. “Vamos melhorar ainda mais a capacidade de produção de mudas de potencial ornamental de médio e grande porte para atender mais cidades melhorando seus espaços de lazer e convivência”, concluiu Flores.

CLAS Comunicação & Marketing

Posts relacionados

Atualização H1N1 e COVID 19 desta quinta-feira (26), em Juazeiro

Redação Remanso News

Começa nesta-terça feira (21) a triagem do mutirão de cirurgias do hospital regional, população de Remanso, Pilão Arcado, Sento Sé, Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova e Região serão atendidos em Juazeiro

Redação Remanso News

Prefeitura manda recolocar estrutura para acolhimento aos beneficiários do auxílio emergencial em Juazeiro

Redação Remanso News

APLB Sindicato em Juazeiro pede ao MP, afastamento da secretária de Educação após denúncia de suposto fraude em processo seletivo

Redação Remanso News

Juazeiro sediou este fim de semana o 6º Congresso de Educadores de Escolas Montessorianas da Bahia

Redação Remanso News

CGU: Juazeiro ultrapassa Salvador e atinge status de Município Transparente

Redação Remanso News

Deixe um comentário