3 de maio de 2026
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Laboratórios veterinários terão regras para a realização de exames
Destaque

Laboratórios veterinários terão regras para a realização de exames

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) estabeleceu uma diretriz para a realização de exames laboratoriais em animais. A Resolução CFMV nº 1374, publicada nesta sexta-feira, 4, no Diário Oficial da União (DOU), estabelece regras sobre a estrutura e o funcionamento dos laboratórios clínicos de diagnóstico e de patologia veterinária, bem como postos de coleta e outros estabelecimentos que realizem exames de suporte ao diagnóstico clínico de animais, como consultórios, clínicas, ambulatórios e hospitais veterinários.

A resolução vem para preencher uma lacuna na área do diagnóstico animal, especialmente para exames laboratoriais em animais de companhia. Os regramentos atuais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) regulamentam de forma exclusiva os laboratórios oficiais. E a Resolução (RDC) nº 302/2005, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), define apenas as diretrizes dos estabelecimentos que prestam serviços para humanos.

Para a solicitação dos exames, a resolução define três possibilidades. A regra geral é que o médico-veterinário deve solicitar o pedido. Existe a hipótese expressa na resolução de que zootecnista pode fazer a solicitação para os casos de acompanhamento e manipulação nutricional do animal. A terceira possibilidade é para as solicitações de necropsia realizadas pelo proprietário do animal. Nos casos, o pedido vai ter validade de 30 dias.

Existem diversos exames de triagem ou de leitos, que não exigem estruturas específicas, e podem ser realizados em clínicas, consultórios e ambulatórios, uma vez que observados os controles de qualidade, a manutenção dos equipamentos e a descrição de procedimentos para garantir um serviço adequado ao paciente.

Quanto a estrutura, a resolução determina um núcleo comum a todos os tipos de laboratórios e permite que funcionem dentro de outros estabelecimentos, sem precisar de instalações exclusivas, podendo compartilhar da estrutura existente. A regra geral é que devem observar as boas práticas, fluxo de atividades e o gerenciamento dos resíduos produzidos.

Estabelecimentos já registrados ou ainda com pedidos a serem analisados vão ter 180 dias a partir da data do DOU para se enquadrarem de acordo com mandam as novas exigências.

A Tarde

Posts relacionados

Inmet alerta sobre vento e chuvas intensas em diversas partes do país

Redação Remanso News

Pavimentação da BR-324 que Liga Remanso-BA a Dirceu Arcoverde-PI, tem previsão de ser concluída no mês de junho

Redação Remanso News

Repórter é agredido com ‘voadora’ durante gravação no Piauí; veja vídeo

Redação Remanso News

Conta de luz deixa de ter cobrança extra

Redação Remanso News

Campanha Busca Alterar Certidões De Nascimento Com Pai Ausente

Redação Remanso News

Golpe no Instagram usa perfil hackeado para anunciar ofertas; veja como não cair

Redação Remanso News

Deixe um comentário