5 de novembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Parque Serra da Capivara perde verba do BNDES após inspeção da ANAC
Geral

Parque Serra da Capivara perde verba do BNDES após inspeção da ANAC

A perda deve-se a não homologação do aeroporto de São Raimundo Nonato feita pela ANAC

AEROPORTO DE SÃO RAIMUNDO

A Fundação Museu do Homem Americano (Fundham) não irá receber verba do BNDES necessária para abrir Museu da Natureza, no Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado em São Raimundo Nonato. A informação é do deputado federal Francisco Paes Landim. A perda deve-se a não homologação do aeroporto de São Raimundo Nonato feita pela Agência Nacional de Aviação (ANAC).

Segundo Paes Landim, o BNDES impõe como condição para a concessão do patrocínio para construção do Museu da Natureza a homologação do aeroporto de São Raimundo Nonato como aeroporto público.

O aeroporto tem obras que se arrastam há uns dez anos, utilizando verbas orçamentárias do Ministério do Turismo e finalmente há alguns meses ficou em condições de receber a inspeção da ANAC.

Ciente de que alguns pontos menores, como a conclusão da cerca e outros pequenos ajustes ainda precisavam de atenção, e, de acordo com Paes Landim, uma demora considerável no repasse de verba pelo Ministério do Turismo esse ano, a própria Dra. Niede, utilizando recursos próprios, derivados de um prêmio acadêmico, financiou a realização desses pequenos reparos previamente à inspeção pela ANAC.

“Isso deveria ser simples.Em novembro os fiscais foram ao aeroporto de São Raimundo Nonato e negaram a homologação alegando a ausência de uma placa de sinalização, da necessidade de terminar o cercamento, que a Dra. Niéde afirma que fez, e de um desnível pouco acima do permitido entre a pista e o solo em uma das cabeceiras. O resultado de tudo isso será o risco da perda do patrocínio do BNDES e meses e meses envolvidos em burocracia antes que esse aeroporto possa novamente passar pelo processo de homologação e entrar na lista das rotas possíveis de vôos regionais”, afirmou o parlamentar.

O parlamentar alertou na Câmara Federal para o problema e pediu atenção especial do Governo Federal para que dê agilidade a liberação.

“O Governo Federal, responsável de fato por esse parque, tem de articular um esforço emergencial entre os diversos órgãos para impedir a degradação do local. Precisamos que os ministérios do Meio Ambiente, Cultura, o BNDES e a ANAC e demais setores envolvidos tenham uma ação coordenada e coerente na região; não é aceitável que um pedaço de cerca e uma placa sejam motivo de negativa da homologação, como não é aceitável que o ICMBio não aporte recursos adequados àquele parque”, afirmou o parlamentar.

Fonte:Portal Az

Posts relacionados

Ararinhas-azuis poderão ser retiradas da natureza em Curaçá para conter vírus

Redação Remanso News

SindServe-Remanso convoca filiados para eleição neste domingo

Redação Remanso News

Prefeitura contrata associação por 480 mil e usa irregularmente ônibus escolares para transportar equipes de futebol

Redação Remanso News

Após prisão de Dirceu, petistas esperam por ‘panelaço’ durante exibição de programa na TV

Redação Remanso News

Pix registra falhas no 1º dia, mas BC descarta ‘instabilidade’

Redação Remanso News

Ao lado de Lossio, Marina Silva cumpre primeira agenda eleitoral em Pernambuco

Redação Remanso News

Deixe um comentário