27.8 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Cardozo aciona PF para investigar vazamento de informações sobre Lula
Brasil Política

Cardozo aciona PF para investigar vazamento de informações sobre Lula

 

AAK5X2

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, vai pedir nesta terça-feira, 18, à Polícia Federal abertura de investigação do vazamento de informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre movimentação do caixa da empresa LILS, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Órgão de inteligência financeira do Ministério da Fazenda, o Coaf produziu um relatório que foi divulgado na edição da revista Veja deste fim de semana. A investigação terá como foco a violação do sigilo legal dos dados do ex-presidente.

A revista divulgou a lista de clientes do petista e indicou que o faturamento da sua empresa que leva a as iniciais de seu nome chegou a R$ 27 milhões em 4 anos. Segundo a reportagem, deste total, R$ 9,8 milhões teriam sido de empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato. A L.I.L.S. é a empresa que o ex-presidente usa para receber recursos de palestras, uma das atividades às quais se dedicou após deixar o Palácio do PlanaltoNa ultima semana, Cardozo já tinha pedido à PF para investigar também um suposto ataque à sede do Instituto Lula.

O Estado revelou ontem que Coaf elaborou três relatórios que apontam movimentação atípica da empresa do ex-presidente Lula foram remetidos para Ministério Público no Distrito Federal, Rio de Janeiro e Paraná.

Em junho, o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato no Paraná, afirmou em despacho que o ex-presidente não estava sendo investigado, mas, conforme investigadores ouvidos pelo Estado, isso não significa que movimentações de sua empresa não tenham sido alvo de apurações.

Como mostrou o Estado na semana passada, a PF gravou conversa do executivo da Odebrecht Alexandrino de Salles Ramos Alencar com Lula, em 15 de junho, quatro dias antes de o empresário ser preso na Lava Jato. O alvo da interceptação era uma linha usada por Salles.

No diálogo, segundo relatório da PF, o ex-presidente se diz preocupado com “assuntos BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)”. A instituição é alvo de uma CPI que visa investigar a política de financiamentos a grandes empresas nos governos petistas.

COM A PALAVRA, O INSTITUTO LULA: “Todas as palestras e atividades do ex presidentes foram legais com os impostos devidamente recolhidos”.

Estadão

Posts relacionados

Bolsonaro demite Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo e pivô dos laranjas do PSL

Redação Remanso News

Para reforçar o caixa, união vai vender 276 mil imóveis em todo o País

Redação Remanso News

Prazo para saque do abono salarial encerra na próxima sexta

Redação Remanso News

MG: Agricultura identifica mais 11 lotes contaminados da cervejaria Backer

Redação Remanso News

Dilma nomeia desembargador para vaga de ministro do STJ

Redação Remanso News

INSS alerta contra golpes que prejudicam aposentados

Redação Remanso News

Deixe um comentário