30.9 C
Remanso, BR
25 de setembro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • “O nosso maior inimigo é o crime organizado. A Bahia não produz armas. De onde vem essas armas? É um comércio”, diz governador da Bahia
Bahia Destaque

“O nosso maior inimigo é o crime organizado. A Bahia não produz armas. De onde vem essas armas? É um comércio”, diz governador da Bahia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), se posicionou sobre os dados da última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Divulgado na quinta (24), o levantamento aponta o estado como o segundo mais violento do Brasil.

Conforme o estudo, que foi produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, das 10 cidades mais violentas do país, cinco são baianas, sendo Jequié, no oeste, a detentora do segundo lugar no ranking dos municípios brasileiros. A entidade diz ainda que essas cidades sofrem com disputas de facções pelo controle do tráfico de drogas.

Em entrevista à TV Oeste, afiliada da TV Bahia na região, Jerônimo disse que a Bahia sofre a influência de outros estados, e informou que avalia ações de combate ao tráfico interestadual de armas e drogas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O nosso maior inimigo é o crime organizado. A Bahia não produz armas. De onde vem essas armas? É um comércio. A Bahia não tem essa indústria de drogas. Vem de fora. Eu tenho mediado muito uma conversa com o presidente Lula, para a gente poder encerrar essas coisas nas fronteiras, porque é responsabilidade federal. A nossa parceria com a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal é muito grande e isso tem trazido pra nós um grande efeito”, ressaltou.

O governador destacou que, desde 2024, quando os números foram coletados, o estado já teve reduções. Ele também reforçou que as ações são diárias e destacou o trabalho no oeste do estado nos próximos dias.

Importante centro comercial e destino turístico com condomínios de luxo: saiba mais sobre as cinco cidades baianas mais violentas
As atividades administrativas do governo foram transferidas temporariamente para cumprimento de agenda de Jerônimo em cidades da região.

“De 2024 a 2025, nós já reduzimos muito esses indicadores. E a ação é diária. Nós vamos entregar, agora, delegacias, comando de polícia, 62 viaturas, compra de armas, capacitação, cursos, inteligência. São ações que estamos fazendo diariamente”.

Entenda estudo-Os dados divulgados nesta semana são referentes aos números do ano passado e as taxas de violência são calculadas a cada 100 mil habitantes. No ranking entre os estados, a Bahia fica atrás apenas do Amapá.

Além de Jequié, estão na lista das cidades mais violentas do Brasil, Feira de Santana, Juazeiro, Simões Filho e Camaçari.


 g1 1 e TV Oeste Foto reprodução

Posts relacionados

Nível do Rio São Francisco vai mais do que dobrar nos próximos 35 dias

Redação Remanso News

Eleições 2020: Eleitor tem menos de um mês para regularizar título

Redação Remanso News

Prefeita de Sento Sé resolve acabar com a festa de São João

Redação Remanso News

INSS divulga calendário de pagamento de benefícios de 2021

Redação Remanso News

Remanso: Prefeitura publica novo decreto proibindo som automotivo na Prainha de Amaralina e Cais, neste final de semana

Redação Remanso News

Hugo nega traição do Senado sobre PEC da Blindagem: “Bola para frente”

Redação Remanso News

Deixe um comentário