
A barragem de Sobradinho tem previsão de atingir na quarta-feira (14), o volume útil com 43,76% de sua capacidade. A REDEGN obteve a informação junto a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf).
A vazão afluente (água que chega) é de 1000 metros cúbicos por segundo. A Defluência (água que sai) é de 1300 metros cúbicos por segundo.
mudanças climáticas que afetaram gravemente a vazão do rio São Francisco. Um estudo do Laboratório de Análise Processamento de Imagens de Satélites da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) apontou que o volume de água do Velho Chico foi reduzido para menos da metade em 30 anos, de 1991 a 2020.
A vazão do Velho Chico, que há 30 anos passava de 4.500 m³/s, fica abaixo 1.000 m³/s nos períodos de seca extrema, como a que o Brasil enfrenta. A estiagem também reduziu o volume de água de todos os 168 afluentes do rio.
O Rio São Francisco enfrenta níveis baixos preocupantes, com registro em janeiro de 2026 de um dos menores níveis da última década em regiões como Bom Jesus da Lapa (BA), sem cheia significativa e com redução da vazão, agravada por mudanças climáticas, secas intensas e demanda de água para reservatórios, afetando ribeirinhos, navegação e ecossistemas, com estudos mostrando perda de superfície e volume d’água ao longo dos anos.
Fonte: redegn Foto redegn


1 comentário