28.2 C
Remanso, BR
28 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • PT da Bahia suspende discussão sobre chapas para eleição de 2016
Geral Política

PT da Bahia suspende discussão sobre chapas para eleição de 2016

Jairo Costa Junior
A cúpula do PT da Bahia suspendeu temporariamente as discussões sobre montagem de chapas para a corrida eleitoral de 2016. Por determinação do comando nacional do partido, todas as lideranças petistas devem manter o foco exclusivo na batalha contra o processo do impeachment, sobretudo por meio da mobilização de militantes e movimentos sociais em suas bases.

everaldo-anunciacao_divulgacao

Everaldo Anunciacao, presidente da legenda na Bahia
A avaliação é de que, se as previsões para candidatos a prefeito pela legenda já não são lá muito boas, a destituição da presidente Dilma Rousseff e a consequente perda da máquina do governo federal agravariam ainda mais o atual cenário. Ou seja, de nada valerá o futuro sem uma vitória no presente. Ao mesmo tempo, o freio de arrumação imposto pelos cardeais do PT impede que a sigla negocie candidaturas em posição de fragilidade dentro da base governista. O que significaria abrir espaço para aliados em cidades do interior consideradas estratégicas para a sucessão de 2018. Em outra frente, a ordem é jogar duro com parlamentares que se mantiverem em cima do muro em relação ao impeachment. A pressão inclui, obviamente, corte de cargos a federais e estaduais.

Lados opostos
Um dos partidos alinhados ao PT no estado, mas descolado no plano federal, o PSB da Bahia vive hoje uma divisão sobre apoiar ou não o processo de impedimento da presidente. Historicamente ligada aos petistas, a senadora Lídice da Mata deixou claro no encontro do partido, realizado na sexta-feira em Salvador, que se opõe ao afastamento de Dilma. No entanto, outro nome de expressão no partido, o deputado Bebeto Galvão, é a favor.

Linha de combate
Durante a reunião do PSB, a militância originada nos movimentos sociais bateu pé contra o impeachment e cobrou dos dirigentes socialistas que não cedam aos apelos da banda oposicionista, interessada em defenestrar o PT do Palácio do Planalto. Para grande parte da ala do partido mais à esquerda, o PSB deveria concentrar fogo no presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e manter o apoio à presidente.

Via Ação Popular

Posts relacionados

Dilma pode ser presa por delação de Odebrecht, diz coluna

Redação Remanso News

Homem comete suicídio no interior de Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Discursos em tom de campanha eleitoral marcam inaugurações de obras em Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Aumento de preço de gasolina pesará sobre produtos de cesta básica

Redação Remanso News

Prefeitura de Remanso realizou a maior Micareta de todos os tempos

Redação Remanso News

MEC divulga orientações a participantes do Encceja

Redação Remanso News

Deixe um comentário