21 de outubro de 2025
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Moradores de Riachão do Jacuípe ficam ilhados e sem energia devido às chuvas
Destaque

Moradores de Riachão do Jacuípe ficam ilhados e sem energia devido às chuvas

Acesso à cidade pela BR-324 e BA-120 foram interditados; mais de 150 famílias estão desabrigadas4c89dc5b0c

Moradores estão ilhados e sem energia (Foto: Leitor via WhatsApp)

2ee5747a86
Os moradores de Riachão do Jacuípe estão ilhados desde a manhã desta sexta-feira (22) devido às fortes chuvas que caem na região. O KM 438,9 da BR 324 e um trecho da BA-120, que liga o município a Conceição do Coité, foram interditados. Por conta da chuva e a enchente do Rio Jacuípe, a Coelba desligou, preventivamente, o fornecimento de energia em parte da cidade.

As chuvas se intensificaram durante a madrugada na cabeceira do rio, que transbordou. Parte de uma ponte na BR-324 cedeu devido a força da água. Os municípios de São José do Jacuípe, Capim Grosso e Gavião, próximos à cabeceira, também enfrentam enchentes.

 758a69acb0
Mais de 150 famílias estão desalojadas em Riachão do Jacuípe, segundo informações da Secretaria de Administração do município. Os desabrigados estão sendo levados para escolas municipais, ginásios de esportes e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A Prefeitura da cidade disponibilizou carros para transportar os moradores aos abrigos, com a assistência dos Bombeiros. A Defesa Civil está a caminho do município, ainda segundo informações da Secretaria de Administração.

Os bairros mais afetados pela chuva foram Alto do Cruzeiro, Bela Vista, Alto do Cemitério, Barra, Ranchinho e Jatobá. Segundo o secretário de administração do município, Valfredo Júnior, a população foi pega desprevenida pela enchente. “De ontem para hoje choveu mais na cabeceira. O rio já chegou enchendo e não deu tempo de as famílias e a prefeitura se prepararem”, conta o secretário.

1ef46ac584

Sem energia
Em nota, a Coelba informou que fez o desligamento preventivo de energia elétrica em parte de Riachão do Jacuípe. De acordo com a companhia, a medida visa garantir a segurança dos moradores em relação aos riscos elétricos.

O fornecimento deve ser reestabelecido após a situação no município for normalizada, quando a rede elétrica será avaliada. Equipes da Coelba estão no município para inspecionar a rede elétrica, ainda segundo informações da companhia. Outros desligamentos podem acontecer, caso sejam identificadas situações de risco.

Para evitar acidentes, a Coelba orienta aos moradores a não se aproximarem de fios caídos no chão; não ligarem aparelhos elétricos com a mão molhada; não mexerem com eletrodomésticos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou pés molhados; não subirem em postes ou estruturas da Coelba. Em caso de fios partidos, a companhia pode ser acionada pelo número 0800 071 0800.

Via Ação Popular

Posts relacionados

Eleições Municipais: ‘Esquecidos’ pelas coligações poderão solicitar registro mesmo fora do prazo

Redação Remanso News

Remanso comemora 116 anos de emancipação política

Redação Remanso News

Carta de apoio às comunidades atingidas pela grilagem de terras em Campo Alegre de Lourdes (BA)

Redação Remanso News

Petrolina: Divulgadas as atrações do São João 2016

Redação Remanso News

Sesc Petrolina recebe cordel homenageando Luiz Gonzaga

Redação Remanso News

Senado oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias

Redação Remanso News

Deixe um comentário