32.3 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Geral
  • Faculdade de Petrolina realiza debate sobre a relação entre filosofia, espiritualidade e suicídio
Geral Petrolina

Faculdade de Petrolina realiza debate sobre a relação entre filosofia, espiritualidade e suicídio

Estudos apontam que vítimas procuram atendimento médico de dois a sete dias antes de cometer suicídio. Evento é promovido pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC)

A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) realiza nesta sexta-feira (29), às 19h, no auditório da unidade em Petrolina, o debate “Filosofia e Espiritualidade: o Homem na busca de si”, e tem como principal objetivo o diálogo entre a filosofia e a religião no que tange a prevenção ao suicídio.

O evento faz parte do calendário do Setembro Amarelo, que visa dar destaque ao tema em âmbito mundial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é, desde 1990, problema de saúde pública.

O debate em formato de diálogo será entre o filósofo e professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco Dr. Alexandre Reis e representantes de diferentes religiões/doutrinas como o Protestantismo, Catolicismo, Espiritismo, Budismo, Candomblé e Indígena.

No Brasil, 13 mil pessoas atentam contra a própria vida todos os anos. Segundo dados da Secretaria de Saúde de Pernambuco, de 2011 até 2015, 1.665 pessoas morreram por este motivo. Em Petrolina, entre 2010 e 2017, foram 82 casos.

Na Bahia, dados preliminares da Secretaria de Saúde apontam que entre 2010 e 2017 foram contabilizados 3.324 casos de suicídio, sendo que apenas neste ano são 114 registros. A Secretaria de Saúde de Juazeiro confirma que em 2015 e 2016 foram 22 casos. Em 2017, já são 06.

Estudos apontam que cerca das 40% pessoas que cometem suicídio buscam atendimento médico entre dois e sete dias antes e 50% tem história de tentativa anterior. É sobre como a filosofia e a espiritualidade podem ajudar a evitar os casos que o debate será norteado.

Para participar, o interessado deverá enviar email para suicidologianovale@gmail.com. Será cobrada uma taxa de R$10 (dez reais) que será revertida para o Centro de Valorização da Vida. Após enviar o email será encaminhado um link para o preenchimento da ficha de inscrição, devendo assim ser retornado constando, em anexo, o comprovante de depósito. Um certificado de participação será entregue aos participantes.

Por Dalmir Campos

Posts relacionados

Silvio Santos finge beijar Helen Ganzarolli e modelo se assusta: ‘Meu coração disparou’

Redação Remanso News

Show de Roberto Carlos será em Juazeiro

Redação Remanso News

APAC continua alertando sobre umidade relativa do ar muito baixa no Sertão

Redação Remanso News

PF indicia mais de 60 pessoas investigadas na Operação Carne Fraca

Redação Remanso News

Serra da Capivara | Fotos mostram devastação causada por incêndio no Baixão das Canoas

Redação Remanso News

Nova versão do sistema de emissão de carteiras de trabalho será implantada na Bahia

Redação Remanso News

Deixe um comentário