25.8 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Bahia espera receber 800 mil cadastros ambientais rurais
Bahia

Bahia espera receber 800 mil cadastros ambientais rurais

Inauguração do Serviço Territorial de apoio à agricultura famíliar no Recôncavo
Na foto: José Dias, agricultor
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Os produtores rurais baianos podem realizar a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) de forma gratuita no site do Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos (www.seia.ba.gov.br).

De acordo com o Novo Código Florestal brasileiro, a inscrição é obrigatória para todos os imóveis rurais que não estejam inseridos no Plano de Desenvolvimento Urbano do Município (PDDU) onde estão localizados.

Em 31 de dezembro deste ano acaba o prazo dos perdões que o Código Florestal concedeu àqueles produtores quem têm impacto ambiental em imóvel rural praticado até 22 de julho de 2008. Para os demais, a inscrição é permanente e pode ser realizada em qualquer período do ano.
Na Bahia, a inscrição é disponibilizada pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema) e Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com os municípios, de forma gratuita para imóveis de até quatro módulos rurais. A expectativa é receber cerca de 800 mil cadastros ambientais nos próximos 12 meses.

Além da valorização das terras, a inscrição no cadastro facilita o acesso a linhas de crédito. A ação ainda viabiliza o aumento no limite de crédito para custeio (que varia entre 15% e 30%, com juros menores que os praticados no mercado) e a liberação do manejo florestal das áreas devidamente cadastradas.

Segundo o coordenador do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Aldo Carvalho, o estado já recebeu cerca de 567 mil cadastros. Ele ressalta que o trabalho é um desafio, pois “a Bahia detém 15,5% da agricultura familiar do Brasil. É o maior percentual, tanto em números relativos quanto absolutos, de todas as unidades da federação. Temos aproximadamente 710 mil agricultores familiares”.

Há três anos, o Inema realiza a capacitação de técnicos que são vinculados a municípios para que eles sejam cadastradores e multiplicadores. O estado já capacitou cerca de dois mil técnicos para a atividade.

A partir dos dados do CAR, é possível realizar o diagnóstico ambiental do estado, já que o cadastro é baseado no levantamento de informações georreferenciadas do imóvel, que incluem a delimitação das Áreas de Proteção Ambiental (APP), Reserva Legal (RL) e remanescentes de vegetação nativa.

Aldo também destaca que, na Bahia, o documento é pré-requisito para qualquer ato autorizativo no órgão ambiental estadual. Caso o cidadão precise de uma outorga para usar água, autorização para supressão de vegetação ou licenciamento de qualquer natureza, ele é obrigado a apresentar o CAR/Cefir.

O documento ainda é importante para a gestão ambiental, já que compõe um banco de dados que pode ser utilizado por órgãos ambientais e de planejamento econômico, social, entre outros. De acordo com Aldo Carvalho, o instrumento é fundamental para que seja traçado panorama da situação ambiental tanto na Bahia quanto no resto do país.

“Qualquer pessoa que acesse o sistema, já que ele é público, saberá que em determinada área do estado existe área de APP recuperada ou em recuperação e se a reserva legal está devidamente registrada, além de qual é a área disponível para o seu empreendimento. É importante não somente para os órgãos ambientais, mas também para as entidades de controle social, para o Ministério Público e os municípios”, explica o coordenador.

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Posts relacionados

Nuvem ‘cumulus nimbus’ chama a atenção de moradores de Feira de Santana e região

Redação Remanso News

Ministério retira 37 municípios de mapa do turismo na Bahia

Redação Remanso News

Governo tem dificuldade para analisar 2/3 dos casos suspeitos de febre amarela

Redação Remanso News

Rui se reúne com Marinha e Governo Federal sobre manchas de óleo no litoral baiano

Redação Remanso News

Deitada em maca, sobrevivente acompanha velório de filha em acidente com 24 mortos na Bahia

Redação Remanso News

Enfermeira usa jegue para entregar kits na pandemia no interior da Bahia

Redação Remanso News

Deixe um comentário