25.4 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Processo de migração das rádios AM para FM é optativo, diz Anatel
Brasil

Processo de migração das rádios AM para FM é optativo, diz Anatel

c6ea36c3656392c83930777e682719eb

congestionamento da faixa utilizada pelas rádios FM em grandes e médias cidades pode impossibilitar a migração de todas as emissoras AMFoto: Secom
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, destacou nesta quarta-feira (16) a importância da migração das rádios AM para FM devido à qualidade ruim de sinal do primeiro serviço e à redução da quantidade de modelos de aparelhos receptores compatíveis com o modelo. Por outro lado, o congestionamento da faixa utilizada pelas rádios FM em grandes e médias cidades pode impossibilitar a migração de todas as emissoras AM para esse formato.Em audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, Rezende esclareceu que o processo de migração proposto pelo governo é optativo e terá custo para as emissoras. “Além disso, as licenças para rádios FM são municipais, enquanto as rádios AM têm alcance muito maior. Ou seja, quem realizar a migração vai perder área de cobertura, o que pode ser um problema para algumas emissoras, principalmente na região Norte do País”, ponderou. “Até agora 78% das rádios AM pediram para ser migradas, totalizando 1386 interessadas”, completou.

O presidente da Anatel disse ainda a faixa de frequência de 76 a 88 megahertz (MHz), ocupada atualmente pelos canais de TV analógicos números 5 e 6, será destinada ao serviço de rádio FM após a conclusão do processo de digitalização da televisão, previsto para acabar apenas em 2018.

Essa medida seria fundamental para a migração das rádios AM nas cidades onde a faixa para FM já está totalmente ocupada. “Nesses casos, haverá a transmissão simultânea no AM e no FM por cinco anos, até mesmo porque os fabricantes de aparelhos receptores precisarão se adaptar, já que os rádios de hoje não sintonizam as frequências equivalentes a estes canais”, explicou.
AP

Posts relacionados

Seca, estiagem e fortes chuvas: reconhecida a Situação de Emergência em Municípios de quatro Estados

Redação Remanso News

Veículos de carga terão restrição de tráfego nas estradas durante os feriados

Redação Remanso News

BNDES aprova devolução antecipada ao Tesouro no total de R$ 100 bilhões

Redação Remanso News

Brasil registra mais de 4,61 milhões de trocas de operadora telefônica em 2016

Redação Remanso News

Caixa retorna valores não movimentados do saque emergencial do FGTS

Redação Remanso News

Anvisa suspende produto de alisamento de cabelos que pode ser corrosivo

Redação Remanso News

Deixe um comentário