25.4 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
Campo Alegre de Lurdes Geral

Cooperativa de Apicultores em Campo Alegre de Lourdes é contemplada pelo projeto Bahia Produtiva

CAPA-650x400

As primeiras associações e cooperativas com projetos ligados às cadeias produtivas da apicultura e meliponicultura e de apoio da bovinocultura de leite, que serão atendidas pelo projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), foram anunciadas nesta terça-feira (01). O anúncio foi feito durante uma videoconferência realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, que transmitiu o sorteio dos beneficiários para as salas de videoconferência da Secretaria de Educação de todos os Territórios de Identidade da Bahia e pela internet, a partir de link que foi disponibilizado no site da CAR.

No total, foram sorteados 88 projetos de toda a Bahia, sendo 51 ligados à cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura, e 37 à bovinocultura de leite, totalizando um investimento de 40 milhões de reais. A relação com o nome e número dos participantes do sorteio foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 28 de novembro, e a relação foi gerada em ordem alfabética e o respectivo número de cada uma delas foi o utilizado no sorteio.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, a quantidade de inscrições de manifestações de interesse inscritas para concorrer às chamadas dos editais superou as expectativas e todos os procedimentos foram feitos de forma democrática e transparente. “A condução, desde a construção dos editais, passando pelas inscrições e chegando ao sorteio foi realizada em um processo de rigor e clareza. Quem não foi contemplado hoje não é para se sentir excluído, pois virão outros editais. Nosso esforço é para que todos os grupos se consolidem e que esses empreendimentos sejam sustentáveis”.

Segundo o coordenador do projeto Bahia Produtiva, Fernando Cabral, desde setembro, quando começou o prazo das inscrições, as manifestações de interesse foram submetidas ao Sistema de Pontuação (Barema) e foram analisadas em três esferas: Parecer do Colegiado Territorial, Visita de Campo e Parecer do Comitê Estadual de Avaliação Técnica. “A partir da pontuação final, as manifestações que alcançaram a pontuação mínima estabelecida no edital, 470 pontos, foram classificadas e submetidas ao sorteio. Foram inscritos 445 projetos. Destes, apenas seis tiveram pontuação no Barema acima de 75%”.

As entidades Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Franscico (Ibotirama), Associação dos Apicultores do Extremo Sul da Bahia (Teixeira de Freitas), Cooperativa de Apicultores de Tucano (Tucano), Cooperativa dos Pequenos Apicultores (Campo Alegre de Lourdes), Cooperativa dos Produtores de Leite (Mortugaba) e Cooperativa Agropecuária da Chapada Diamantina (Ruy Barbosa) foram as únicas que tiveram uma pontuação acima de 75% e, conforme previsto no edital, não participaram do sorteio.

O projeto adotou a aleatorização (sorteio) como método para a seleção dos subprojetos como previsto no Acordo de Empréstimo nº 8415/BR, firmado junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), que determina a realização da Avaliação de Impacto do Projeto e possui como princípios a garantia da transparência, da participação e do controle social em todo o processo de seleção.

O sorteio foi acompanhado e atestado por convidados do Tribunal de Contas do Estado, da Bahiapesca, da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura no Estado da Bahia (FETAG-BA) e do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB).

Encontro para selecionados

O diretor presidente da CAR, Wilson Dias, afirmou que esse foi o momento de largada do Bahia Produtiva e enfatizou a importância da presença dos contemplados pelo projeto no encontro que será realizado no próximo dia 03 de dezembro. “Os beneficiários que forem selecionados estão convocados a participar do encontro com representantes das cooperativas e associações das cadeias produtivas de apicultura e bovinocultura de leite para discussão da forma de contratação do subprojeto, da assistência técnica, que será executada, e do desenvolvimento do plano de negócio”.

O evento vai acontecer no auditório principal da VI Feira Baiana de Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), no Parque de Exposição de Salvador/BA. A participação neste evento é obrigatória para os representantes legais dos proponentes selecionados nos Editais 003/2015 e 004/2015. Apenas, os representantes dos proponentes selecionados neste dia 01 de dezembro deverão participar deste encontro.

Fonte: Bahia Produtiva

Posts relacionados

Dino manda investigar acesso a água no show de Taylor Swift no Rio

Redação Remanso News

Campo Alegre de Lourdes tem invasão de Besouros Sicofanta ”Potó Mijador”

Redação Remanso News

Olímpio Campinho faz boa participação e é campeão invicto no futsal nos Jerp

Redação Remanso News

Dilma Rousseff descarta presidência, mas cogita ser candidata a senadora ou deputada

Redação Remanso News

Maiores de 14 anos poderão praticar tiro com autorização dos dois pais, diz novo decreto de Bolsonaro

Redação Remanso News

Após 2012, nova data para o fim do mundo já foi marcada para 2017; confir

Redação Remanso News

Deixe um comentário