30.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Ex-presidente Lula deve assumir superministério
Brasil

Ex-presidente Lula deve assumir superministério

planalto-palacio-300x199

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não comunicou oficialmente sua decisão, mas tanto o PT quanto o Palácio do Planalto dão como certo que o ex-presidente ocupará uma espécie de superministério, a ser criado sob medida para ele.A reviravolta no núcleo do governo é vista como o último lance para evitar a queda de Dilma, ainda que o poder dela seja desidratado por esse novo arranjo.Até agora, a tendência é de que o ex-presidente assuma a Secretaria de Governo, hoje controlada por Ricardo Berzoini.Lula viaja na noite desta terça-feira, (15), para Brasília e deve se encontrar com Dilma amanhã para bater o martelo sobre o assunto.

Segundo informações de fontes palaciananas, porém, a pasta será reformulada e dará a Lula poderes de interlocução com o Congresso e com os movimentos sociais. Por esse acerto, ele comandaria a estratégia do enfrentamento à oposição nas ruas e na política.

A ida de Lula para a equipe de Dilma só não foi anunciada ainda porque o governo e advogados do ex-presidente estudam se não há empecilho jurídico para a posse. O cuidado ocorre para que Dilma não seja acusada de obstruir a Justiça, uma vez que Lula é alvo da Lava Jato.

No governo, o ex-presidente ganha prerrogativa de foro privilegiado. Isso significa que, em caso de denúncia, a ação tem de ser julgada pelo Supremo Tribunal Federal, saindo da alçada de Moro, considerado implacável com investigados pela Lava Jato.

Direto de Brasilia

Posts relacionados

Caixa suspende milhares de contas digitais do auxílio emergencial por suspeita de fraude

Redação Remanso News

Caixa Econômica lidera queixas de clientes

Redação Remanso News

Lula diz a jornalistas estrangeiros que eleição sem ele seria uma ‘fraude’

Redação Remanso News

Lista fechada seria definida por políticos na mira da Lava Jato

Redação Remanso News

STJ aprova aposentadoria especial do INSS para vigilante com ou sem arma

Redação Remanso News

Governo prorroga prazo para aplicação da nova carteira de identidade

Redação Remanso News

Deixe um comentário