28.1 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
Notícias

Dia da Saúde Ocular

No dia 10 de julho é comemorado o Dia da Saúde Ocular. Sendo um dos sentidos mais importantes, a visão requer alguns cuidados e, antes de qualquer coisa, a prevenção é fundamental. Tomando-se os devidos cuidados, as principais doenças da visão podem ser evitadas.
A visão é um dos principais sentidos do Homem e cuidar dela deve ser um hábito incentivado desde cedo, doenças como hipermetropia, miopia, estrabismo e retinopatia da prematuridade podem ser diagnosticadas desde o nascimento.

Os nossos olhos são responsáveis por cerca de 80% das informações que recebemos. Por isso, além de visitas regulares ao médico oftalmologista para avaliação da acuidade visual e detecção precoce de qualquer outra alteração, eles merecem atenção e cuidados especiais. Dicas para você prevenir deficiências visuais.
Confira:
– Faça um exame Oftalmológico Completo
A única forma de detectar algumas doenças oculares como Glaucoma, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular relacionada à idade em estágio inicial é realizando exames completos. O oftalmologista é a única pessoa que pode determinar se seus olhos estão saudáveis e se você está enxergando bem. Lembre-se prevenção custa menos que tratamento.

– Conheça o Histórico de Saúde Ocular da sua Família
Fale com seus parentes a respeito do histórico de saúde ocular da família. É importante saber se alguém foi diagnosticado com alguma patologia, já que muitas delas são hereditárias. Isso vai ajudar a determinar se você tem o risco de desenvolver alguma doença ocular mais séria, que exija cuidado permanente.

– Use Óculos de Sol com proteção UVA e UVB
Os óculos escuros desempenham a importante tarefa de proteger os olhos dos raios ultravioletas. Quando for comprar seus óculos de sol, escolha aqueles que sejam capazes de bloquear de 99 a 100% dos raios UVA e UVB.

– Dê um Descanso aos Seus Olhos
Se você passa muito tempo no computador ou concentrando o olhar em algum ponto fixo, às vezes você esquece de piscar e seus olho podem ficar cansados. Tente descansar a vista a cada 20 minutos, olhando para longe por pelo menos 1 minuto. Isso pode ajudar a reduzir a fadiga ocular, causa de muitas dores de cabeça, irritabilidade, redução da capacidade visual, etc.

– Mantenha seus Olhos Lubrificados
Regularmente use colírios lubrificantes para evitar as irritações que podem se tornar um foco adequado para a proliferação de agentes causadores de patologias mais sérias, além de permitir mais clareza na qualidade do foco visual.

– Lave suas Mãos e Higienize suas Lentes de Contato Adequadamente
Para evitar o risco de infecções, lave sempre suas mãos, principalmente antes de colocar e retirar as lentes de contato. Certifique-se de desinfetar as lentes de contato conforme as instruções e substituí-las de acordo com o prazo de validade. Lembre-se que infecções virais nos olhos por falta de higiene, podem comprometer sua córnea de forma irreversível.
Controlar a pressão arterial e o diabetes, também, são medidas importantes para evitar doenças como retinopatias, catarata e glaucoma. Muitos problemas oculares graves podem ser tratados se diagnosticados cedo. Faça anualmente o exame oftalmológico e mantenha a saúde ocular em dia.

Posts relacionados

Trump promete ‘fogo e fúria nunca vistos antes’ à Coreia do Norte

Redação Remanso News

Senado aprova projeto que cria mês de referência ao combate das DSTs

Redação Remanso News

Aprovada Lei que proíbe uso de celular em bancos e o uso de capacetes em estabelecimentos comerciais em Campo A. de Lourdes

Redação Remanso News

João Henrique quer ser candidato ao governo do Estado

Redação Remanso News

Ossada humana é encontrada em uma propriedade rural de Remanso

Redação Remanso News

Policia prende dois traficantes, e apreende 96 pinos de cocaína em Casa Nova

Redação Remanso News

Deixe um comentário