32.5 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Nordeste brasileiro enfrenta a maior seca de sua história; confira vídeos
Brasil

Nordeste brasileiro enfrenta a maior seca de sua história; confira vídeos

Dados do volume de chuvas mostram que a região foi assolada pelo menos 84 vezes

sedsfsrse-300x250e

O Nordeste brasileiro enfrenta a seca mais longa desde que começaram as medições pluviométricas. Desde 2010, a região está com chuvas abaixo da média. A região é naturalmente vulnerável às variações pluviométricas. Os registros históricos e, mais recentemente, os dados do volume de chuvas mostram que o Nordeste foi assolado pelo menos 84 vezes por períodos de estiagem prolongada.

VEJA viajou por 1 200 quilômetros para descrever como a seca que está sendo considerada como a maior da história está afetando os mais de 23 milhões debrasileiros que vivem no semiárido nordestino – a região seca mais densamente povoada do planeta. A reportagem que está publicada na edição da revista desta semana, descreve o impacto econômico e os efeitos ecológicos do fenômeno. Além disso mostra como os sertanejos se fortaleceram para enfrentar a seca que, apesar de ser a mais duradoura, não tem sido capaz de flagelar a região como no passado.

Um dos efeitos inéditos da seca atual é a ameaça sobre os grandes centros urbanos. Cidades como médias como Campina Grande, na Paraíba, estão sob risco de colapso de abastecimento. A região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, está ameaçada de racionamento. O açude Castanhão, de onde sai a água que abastece os quase 4 milhões de habitantes da capital cearense se seu entorno, está com pouco mais de 5% de sua capacidade. Com o atual ritmo de consumo, o reservatório só é capaz de prover a população até março.

Posts relacionados

Censo Escolar prorroga coleta de dados para 25 de abril

Redação Remanso News

Ministros não poderão mais usar aviões da FAB

Redação Remanso News

Anatel notifica usuários de 15 estados sobre bloqueio de celulares

Redação Remanso News

Caixa suspende milhares de contas digitais do auxílio emergencial por suspeita de fraude

Redação Remanso News

Brasil:R$ 88 BILHÕES É O VALOR DO DESVIO DA PETROBRAS

Redação Remanso News

USP desenvolve vacina por spray nasal contra a Covid-19

Redação Remanso News

Deixe um comentário