16 de abril de 2026
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Pesquisa de brasileiro pode reduzir incidência de Alzheimer e Parkinson
Brasil

Pesquisa de brasileiro pode reduzir incidência de Alzheimer e Parkinson

parjjj-300x250e

A pesquisa de um professor brasileiro pode ser um passo importante na descoberta de medicamentos para prevenção de Alzheimer e Mal de Parkinson. O estudo do professor Leandro Bergantin, da Universidade Federal de São Paulo, pretendia elucidar o mecanismo pelo qual os bloqueadores de cálcio, usados para reduzir a pressão arterial, por vezes tinham o efeito contrário, porém, no decorrer do trabalho, ele percebeu que o medicamento poderia ser voltado para doenças neurodegenerativas e psiquiátricas.

“Um importante estudo clínico publicado em 2016 descreveu que pacientes hipertensos, os quais faziam uso de bloqueadores de canais de cálcio, possuíam uma significante redução da incidência de Mal de Alzheimer. A partir dessa nossa descoberta, a qual elucida o enigma do “paradoxo de cálcio”, pudemos inferir no mecanismo celular pelo qual os bloqueadores de canais de cálcio também poderiam reduzir a incidência de Mal de Alzheimer”, explicou Leandro Bergantin, doutor em ciência e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O livro publicado a partir da pesquisa, intitulado From discovering “calcium paradox” to Ca2+/cAMP interaction: Impact in human health and disease, esteve entre os mais vendidos da Amazon. Ainda sem versão para o português.

Não há uma previsão para a conclusão dos estudos, que estão sendo feito em parceria com pesquisadores estrangeiros, no entanto, o resultado pode ser um grande avanço para o tratamento de doenças cada vez mais presentes com o envelhecimento populacional.

Fonte: Agência Brasil

Posts relacionados

Semana Santa: Deputados e senadores tiram 10 dias de folga e deixam a votação de projetos

Redação Remanso News

Anatel notifica usuários de 15 estados sobre bloqueio de celulares

Redação Remanso News

Reforma prevê idade mínima de 57 e 62 anos

Redação Remanso News

Auxílio emergencial: atrasados poderão receber 3 parcelas somadas

Redação Remanso News

INSS: demora na concessão de benefícios gera corrida à Justiça

Redação Remanso News

SUS passará a oferecer implante contraceptivo hormonal gratuitamente

Redação Remanso News

Deixe um comentário