26.6 C
Remanso, BR
24 de abril de 2024
Remanso News
Campo Alegre de Lurdes Destaque Petrolina

Campo Alegre de Lourdes: água, um sonho que se torna realidade

Campo Alegre de Lourdes é um município no extremo norte da Bahia. Com mais de 2.700 quilômetros de área territorial e em torno de 30 mil habitantes, calor o ano inteiro, Campo Alegre, já foi Peixe e Catita nos tempos em que era distrito de Remanso. Se não lhe faltavam nomes; nunca do agrado dos que lá nascem e vivem, sempre faltou água.

Ao longo de 70 anos, desde o reconhecimento como vila em 1938, inúmeros políticos faturaram votos e liderança com duas promessas básicas ao povo de Campo Alegre: Estrada e Água. Poucos levaram a sério as promessas, que apesar do esforço de alguns, nunca saíram do papel.

Esta realidade começou a mudar em 2012. Gean Antunes, Presidente da Associação Popular Campo Alegrense em Prol da Adutora do Rio São Francisco, com a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde, recolheu 7.649 assinaturas e, com o abaixo assinado em baixo dos braços, caminhou por todos os órgãos estaduais e federais reivindicando a construção da adutora a partir do Rio São Francisco, a menos de 100 quilômetros.

Naquele ano, de deputados à presidente da República e dirigentes de órgãos federais receberam o documento e em 2013, o então Ministro Fernando Bezerra Coelho, atendendo a população de Campo Alegre e ao vereador de Petrolina, Pérsio Antunes (Campo Alegrense), autorizou a execução do projeto da adutora, conforme contrato 0.118.00/2013, no valor de 79,6 milhões, com data de início em 25/01/13 e término em 21/03/17.  Em outubro de 2013, o governador da Bahia Jacques Wagner e o Presidente da Codevasf, lá em Campo Alegre, sob o sol de 40 graus, assinaram a ordem de serviço de execução da adutora.

Gean Antunes não se acomodou: Continuou acompanhando as obras, se informando das dificuldades de liberação dos recursos. No último dia 25, Gean Antunes e Pérsio Antunes, em Brasília, conseguiram junto ao Senador Fernando Bezerra e à Presidente da CODEVASF, Kênia Régia Anasenko, interferência junto ao Ministério do Planejamento para a liberação de um aditivo, no valor de 19,2 milhões, necessários para o término da obra. Além disso a Presidente da CODEVASF liberou os recursos necessários à COELBA para energização da adutora.

Em 60 dias, a sede de Campo Alegre dará fim à sede; dentro de mais algum tempo Angico dos Dias, comunidade de Campo Alegre também receberá água do São Francisco; graças a Gean Antunes, ao Senador Fernando Bezerra Coelho, à Pérsio Antunes e à vontade, fé e determinação do povo de Campo Alegre que nunca desistiu do sonho.

“Na inauguração, já garantida a presença do Senador Fernando Bezerra e a Presidente da CODEVASF, teremos o Povo e todos aqueles que contribuíram com a realização deste sonho” – comemora Pérsio Antunes e completa – “Dessa vitória todos vão querer se apropriar, mas a História, documentada, mostra quem realmente foi à luta”.
Ascom

Posts relacionados

Sento Sé: Aneel libera centrais de energia eólica para início de operação em teste

Redação Remanso News

Pilão Arcado: corpo de um homem é encontrado boiando no rio

Redação Remanso News

RemansoNews e TV LIS Video de Salvador fecham parceria para a cobertura de grandes eventos na Bahia

Redação Remanso News

Bandeiras tarifárias das contas de luz terão novos valores em 2017

Redação Remanso News

Defensores de Bolsonaro promovem atos de apoio pelo país, inclusive, em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE)

Redação Remanso News

Ministério entrega à Presidência projeto de privatização dos Correios

Redação Remanso News

Deixe um comentário