26.4 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Inflação nordestina no primeiro trimestre é a menor em cinco anos
Brasil

Inflação nordestina no primeiro trimestre é a menor em cinco anos

O índice inflacionário nordestino para o primeiro trimestre de 2017 é de 1,29%, percentual inferior aos 2,87% referentes ao mesmo período de 2016. Esse é o menor índice para os três primeiros meses do ano desde 2012, quando a taxa foi de 1,28%. A pesquisa é elaborada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão do Banco do Nordeste, a partir de dados do IBGE.

A inflação do Nordeste, em março de 2017, apresentou crescimento de 0,34%, abaixo da inflação observada no mês anterior (+0,39%), porém, ficou ainda em patamar superior à média nacional (+0,25%). No acumulado dos últimos 12 meses terminados em março, o índice regional apresentou leve crescimento para 5,56% e ficou acima dos 5,29% registrados nos últimos 12 meses imediatamente anteriores.

No índice regional mensal, o grupo educação (+1,23%) foi o de maior variação percentual no mês de março. O grupo habitação (+1,17%) foi o de maior impacto (+0,16%) no indicador inflacionário do Nordeste, representando cerca da metade da inflação mensal. Em outro sentido, observa-se deflação nos grupos artigos de residência (-0,57%), comunicação (-0,53%), vestuário (-0,25%) e transportes (-0,21%), que contribuíram para atenuar a inflação mensal.

A tendência de desaceleração da inflação nordestina acompanha o movimento de desinflação em curso no Brasil. O indicador inflacionário nacional anualizado registra queda pelo sétimo mês seguido. Na análise trimestral nacional, realizada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), a inflação foi de 0,96%, a menor para o primeiro trimestre do ano desde a implantação do Plano Real. Em março, o índice inflacionário nacional registrou elevação de 0,25%, ante índice de 0,33% em fevereiro.

Fonte: Com informações da assessoria

Posts relacionados

Banco do Brasil libera transação bancária pelo Facebook

Redação Remanso News

Vírus da gripe deixa paciente sujeito a desenvolver pneumonia

Redação Remanso News

Censo Escolar prorroga coleta de dados para 25 de abril

Redação Remanso News

Caixa começa a pagar décimo terceiro do Bolsa Família

Redação Remanso News

Governo pode elevar tributos dos combustíveis

Redação Remanso News

Brasil desperdiça 40 mil toneladas de alimento por dia, diz entidade

Redação Remanso News

Deixe um comentário