27 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Uso de águas subterrâneas e aquíferos é tema do fórum das secas
Destaque

Uso de águas subterrâneas e aquíferos é tema do fórum das secas

Águas subterrâneas e aquíferos de Pernambuco: identificação e uso. Esse será o mote da palestra apresentada pelo especialista em aquíferos e águas subterrâneas, professor Waldir Duarte Costa, no Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas. O evento acontecerá em Recife.

O evento acontece na próxima segunda (13) e vai reunir lideranças empresariais, gestores governamentais e pesquisadores renomados para avaliar as reais perspectivas do uso racional desse recurso hídrico no Estado. “Temos poucos aquíferos no subsolo pernambucano e isso nos obriga a conhecê-los adequadamente e melhor utilizá-los de forma econômica e sustentável”, alerta o presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra.

Atualmente, no Semiárido de Pernambuco, há uma exploração comercial do Aquífero do Moxotó no município de Ibimirim, com a produção de frutas e outras culturas. Em escala menor, o Aquífero de Fátima em Sertânia, é usado para consumo humano e atendimento a pecuária. Além desses, destacam-se os aquíferos litorâneos, amplamente utilizados para o consumo urbano na Região Metropolitana do Recife e, para o uso industrial, na cidade de Igarassu e municípios vizinhos.

A perspectiva é que produtores, técnicos e demais agentes tomadores de decisão inerentes ao setor agropecuário, conheçam e tenham acesso a ferramentas que permitam o gerenciamento, via internet, da estrutura dos aquíferos, do volume de bombeamento e as interações entre as águas subterrâneas e as águas circundantes, sempre com a preocupação da sustentabilidade desses mananciais.

Faepe

Posts relacionados

Brasil renova acordo comercial automotivo com Argentina até 2020

Redação Remanso News

Ministério anuncia volta de obras em trecho entre Remanso e Campo Alegre de Lourdes

Redação Remanso News

Bahia: Divulgada lista de aprovados do III concurso de escritores escolares

Redação Remanso News

Marisa passa bem após cateterismo e deverá passar até três dias na UTI

Redação Remanso News

Envio da declaração do Imposto Territorial Rural segue até o dia 30 de setembro

Redação Remanso News

Jacobina, Juazeiro e região amanheceram com sentimento de luto nesta terça-feira (9)

Redação Remanso News

Deixe um comentário