Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
28.1 C
Remanso, BR
26 de fevereiro de 2020
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • Placas de carros do Brasil terão chip e padrão Mercosul em 2018
Brasil Destaque

Placas de carros do Brasil terão chip e padrão Mercosul em 2018

A partir de 1º de setembro, as placas de veículos brasileiros começarão a ser substituídas por um novo modelo que segue o padrão estabelecido pelo Mercosul. Aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a mudança deverá ser feita até 31 de dezembro de 2023, quando toda a frota de veículos nacionais deverá estar rodando com a nova identificação. O valor a ser cobrado pelas placas ainda não está definido.

Segundo resolução nº 729, publicada no Diário Oficial da União de hoje (8), a medida se aplica também aos reboques, semirreboques, motocicletas, triciclos, motonetas, ciclo elétricos, quadriciclos, ciclomotores, tratores e guindastes, que serão identificados por uma única placa, instalada na parte traseira.

Revestidas com película retrorrefletiva, as novas placas terão fundo branco com margem superior azul e as imagens da bandeira brasileira e o símbolo do Mercosul, mantendo os atuais sete caracteres alfanuméricos. Na parte frontal, a película protetora deverá conter as palavras Mercorsur Brasil Mercosul estampadas. Além disso, deverão possuir código de barras bidimensionais dinâmicos (Quick Response Code – QRCode) contendo números de série e acesso às informações do banco de dados de seu fabricante.

Os fabricantes de placas serão credenciados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e serão responsáveis pela produção, logística, gerenciamento informatizado, distribuição e estampagem das placas veiculares. O credenciamento dos fabricantes terá validade de quatro anos, podendo ser revogado a qualquer tempo, se não mantidos, no todo ou em parte, os requisitos exigidos para o credenciamento.

Fonte: Agência Brasil

Posts relacionados

Supremo e Ministério da Educação oficializam acordo de doação de bibliotecas a presídios

Redação Remanso News

Perdigão recolhe toneladas de alimentos do mercado por risco da presença de Salmonella

Redação Remanso News

Trabalhadores informais chegam a 10 milhões de pessoas no Brasil

Redação Remanso News

Processo Judicial Eletrônico deverá chegar a todas as zonas eleitorais até o final do ano

Redação Remanso News

Vazão do São Francisco deverá ser reduzida ainda nesta semana

Redação Remanso News

Governador afirma que Rio São Francisco precisa de sobrevivência autônoma

Redação Remanso News

Deixe um comentário