26.8 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Saúde é vida
  • Especialista ensina as mulheres a como organizar a rotina baseada no ciclo hormonal
Saúde é vida

Especialista ensina as mulheres a como organizar a rotina baseada no ciclo hormonal

Especialista recomenda técnicas de relaxamento e respiração para controlar a irritabilidade nos dias que antecedem a menstruação

A cada 28 dias (geralmente) o corpo da mulher passa por um novo ciclo reprodutivo, começando pela menstruação. Durante esse período, os dois dos principais hormônios femininos — estrogênio (cujo nível máximo é visto na ovulação) e progesterona (que aumenta depois da ovulação) — variam muito, assim como a produtividade da mulher. Por isso, é possível mapear as reações do organismo feminino nesse período para reduzir os prejuízos e conviver melhor com essas oscilações.

— Durante o ciclo, a mulher pode apresentar diversos sintomas como insônia, inchaço, irritabilidade, vontade de comer doce, dores na mama e de cabeça, o que provoca queda de rendimento no trabalho e desentendimentos dentro de casa — explica Lizanka Marinheiro, chefe do setor de endocrinologia do Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz).

Em seu livro “Felicidade feminina: uma escolha possível com práticas da psicologia positiva”, a autora Renata Abreu fala sobre o que chama de “inteligência hormonal”.

— Comecei a ver que muitas mulheres não percebiam de que forma os hormônios estariam influenciando seus comportamentos. E, a partir do ganho de autoconhecimento de que como isso ocorre, elas conseguiam fazer progressos — diz Renata.

Ao perceber que os hormônios agem sobre fatores como irritabilidade e concentração, por exemplo, a mulher, quando possível, pode se organizar para marcar compromissos importantes para dias em que estará melhor.

— Por conta desta auto-observação, a mulher consegue se comportar de maneira diferente, deixando de ser refém dos hormônios — afirma a psicóloga.

A especialista recomenda técnicas de relaxamento e respiração para controlar a irritabilidade nos dias que antecedem a menstruação.

O que fazer

Separe um caderno ou um arquivo de texto em seu computador para fazer um “diário”

Escreva como foi sua variação de humor e sua disposição física durante o dia

As anotações devem começar no primeiro dia de menstruação e seguir até o fim do ciclo (1º dia, 2º dia… 28º dia), recomeçando novamente a cada ciclo

A partir do terceiro ciclo, já é possível identificar padrões nas anotações: dias em que você está mais disposta, que seu rendimento é maior ou que você está menos confortável para fazer tal atividade

Analise os padrões que você apresenta e tente programar sua agenda de acordo com ela. Por exemplo, programar uma apresentação de trabalho para os dias em que seu rendimento e atenção são maiores
Da Agência O Globo

Posts relacionados

Casos de infarto aumentam no Brasil, aponta levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Redação Remanso News

Estudo encerra debate sobre eficácia dos antidepressivos: eles funcionam

Redação Remanso News

Acidente Vascular Cerebral

Redação Remanso News

Depressão e falta de suporte na adolescência têm levado muitos jovens ao suicídio

Redação Remanso News

A água e seus benefícios!!

Redação Remanso News

Ciência: Solidão aumenta o risco de reincidência de câncer de mama

Redação Remanso News

Deixe um comentário