25.4 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
Notícias

Ministro da Cultura deverá pedir demissão

Ministro divulgou nota em que classificou de “equívoco” retirada de verbas da Cultura


O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, deverá colocar nesta terça-feira (12) seu cargo à disposição. Sérgio Sá cancelou o compromisso que teria no Rio de Janeiro. O ministro divulgou mais cedo uma nota oficial em que classificou de “equívoco” a decisão do governo, efetivada via medida provisória (MP), que transfere recursos da Cultura para o recém-criado Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

A reação do ministro da Cultura pegou de surpresa seu colega de ministério Raul Jungmann (Segurança Pública). O Palácio do Planalto ainda não se manifestou sobre o episódio.

Em sua nota, Sérgio Sá antecipa um breve balanço de sua administração. “Em quase um ano de trabalho, esta gestão revitalizou o MinC e implementou uma política pública de cultura eficiente e eficaz, de Estado e não apenas de governo, com resultados concretos para o setor e a sociedade, a despeito da exiguidade de recursos”, afirmou.

Segundo o ministro, a MP assinada ontem (11) pelo presidente Michel Temer “põe em risco esta política e penaliza injustamente o setor cultural”. Ele prometeu lutar contra a proposta do governo no Congresso. “Esperamos que o Congresso Nacional modifique a MP. Trabalharemos incansavelmente por isso. Trata-se de um imperativo ético”, acrescentou.

As críticas de Sérgio Sá Leitão focam a MP 841, que criou o Fundo Nacional de Segurança Pública. Segundo ele, a medida reduz “drasticamente” a participação do Fundo Nacional de Cultura na receita das loterias federais. Ainda de acordo com os dados do ministro, o percentual, que era de 3%, poderá cair a partir de 2019 para 1% e 0,5%, dependendo do caso.

“Trata-se de uma decisão equivocada, que não tem o apoio do Ministério da Cultura”, disse. “Reduzir os recursos da política cultural é na verdade um incentivo à criminalidade, não o oposto. Mais cultura significa menos violência e mais desenvolvimento.”

Sérgio Sá reconheceu que o investimento em segurança pública é “crucial neste momento crítico que o país vive”. Mas ressaltou que o “combate à violência urbana não deve se dar em detrimento da cultura”.
Agência Brasil

Posts relacionados

Agénçia do Banco do Brasil em Campo Alegre de Lourdes Foi Assaltada Nesta Manhâ

Redação Remanso News

Notícias da Cidade – Caos: Estoque de combustível e gás de cozinha pode acabar neste fim de semana em Remanso e Região

Redação Remanso News

Marco Aurélio suspende inquérito sobre suposta interferência de Bolsonaro na PF

Redação Remanso News

Crime da garota Beatriz não aconteceu no local onde corpo foi encontrado, diz delegado

Redação Remanso News

Profissão perigo: Supremo não reconhece aposentadoria especial para oficiais de Justiça

Redação Remanso News

Prefeito diz que oposição quer o pior para Casa Nova

Redação Remanso News

Deixe um comentário