25.2 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Brasil
  • O Brasil mata 5 mil mulheres por ano e Estupros aumentam 8,4% em um ano
Brasil

O Brasil mata 5 mil mulheres por ano e Estupros aumentam 8,4% em um ano

O Brasil mata 5 mil mulheres por ano e Estupros aumentam 8,4% em um ano

A situação da violência no Brasil se agrava a cada ano e atingiu um novo recorde: em 2017, foram registrados 63,8 mil homicídios no país. Um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior. Isso representa 175 casos por dia. Para as mulheres, o número é ainda pior. Foram 60 mil ocorrências de estupro — aumento de 8,4%. E 221,2 mil de violência doméstica, o que representa 606 casos por dia.

Os dados foram divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública ontem. As maiores taxas de violência foram registradas no Rio Grande do Norte — 68 para cada 100 mil habitantes —; no Acre,  63,8; e no Ceará, 59,1. As menores foram registradas nos estados de São Paulo (10,7), Santa Catarina (16,5), e Distrito Federal (18,2).

De acordo com o sociólogo da Universidade de Brasília (UnB), especialista em violência social e segurança pública, Antônio Flávio Testa, analisar o índice expressivo de violência no país não é tão simples. “Temos diversas causas para homicídios hoje em dia, desde narcotráfico, acerto de contas, até crimes passionais”, comentou. Mas o Brasil vive um surto na segurança pública, principalmente em regiões do Nordeste, onde o Estado não se faz presente. “No Ceará, por exemplo, o crime organizado tomou conta e a população vive refém das facções”, analisou.

Sobre os casos de violência contra a mulher, Testa afirma que os dados sempre foram alarmantes. Além do estupro e violência doméstica, o estudo registrou 1,1 mil feminicídios. “O Brasil mata 5 mil mulheres por ano. De 1980 a 2014, foram assassinadas 90 mil mulheres. Temos um problema estrutural quando falamos de crimes contra o sexo feminino”, avaliou.

Ao todo, 367 policiais militares foram mortos em serviço, o que representa um assassinato por dia — redução de 4,9% em relação a 2016. No entanto, 5,1 mil pessoas foram mortas em intervenções militares ao longo do ano, aumento de 20%, Nesse caso, foram registrados 14 mortes por dia.

Correio Braziliense

Posts relacionados

Desmatamento está entre principais causas de surtos de doenças infecciosas em humanos, diz estudo

Redação Remanso News

Cunha pretende lançar filha como candidata a deputada federal em 2018

Redação Remanso News

Piloto de avião da Chapecoense não tinha horas de voo suficientes

Redação Remanso News

STF começa a julgar fornecimento de remédios de alto custo pelo SUS

Redação Remanso News

Ministro da Justiça quer erradicar o uso e comércio de maconha

Redação Remanso News

Atividade econômica no Nordeste sobe 1,5% no trimestre finalizado em agosto

Redação Remanso News

Deixe um comentário