30.6 C
Remanso, BR
25 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Operação Offerrus – PF faz operação contra fraude a licitações e desvio de recursos públicos em seis municípios da BA, entre eles Casa Nova e Pilão Arcado
Destaque Pilão Arcado

Operação Offerrus – PF faz operação contra fraude a licitações e desvio de recursos públicos em seis municípios da BA, entre eles Casa Nova e Pilão Arcado

Fotos da PF em Pilão Arcado e Casa Nova: reprodução/Whatsapp)

São alvos da ação os gestores municipais de Pilão Arcado e Ipirá, Manoel Afonso Mangueira (PP) e Marcelo Brandão (DEM)

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (21), a operação Offerus, contra corrupção na Bahia, e pediu o afastamento de dois prefeitos.

Noventa agentes da PF e 21 auditores da Controladoria-Geral da União cumprem 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Salvador, Alagoinhas, Casa Nova, Conde, Ipirá, Jequié e Pilão Arcado. Além disso, um mandado de prisão preventiva e dois pedidos de afastamento contra os gestores municipais de Pilão Arcado e Ipirá, Manoel Afonso Mangueira (PP) e Marcelo Brandão (DEM), respectivamente.

Os mandados foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A Justiça determinou ainda o bloqueio de R$ 38 milhões em valores e bens pertencentes aos investigados. O valor é equivalente ao superfaturamento e desvio apurado em auditorias da CGU.

Segundo os investigadores, a ação desarticula um esquema criminoso de fraude a licitações, superfaturamento, desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva e lavagem de ativos de recursos do Programa Nacional de Transporte Escolar.

De acordo com a PF, as licitações eram direcionadas para beneficiar um grupo de empresas pertencentes ao mesmo empresário, que terceirizava integralmente a execução dos contratos para motoristas locais a preços inferiores, e se apropriava da diferença, que lhe rendia cerca de R$ 300 mil. Parte do valor era utilizada para pagamento de propina aos servidores públicos envolvidos no esquema.

O nome da operação, Offerus, é uma referência à lenda de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas.

Posts relacionados

Prefeito de Casa Nova envia ofício ao Butantan para comprar vacina contra a Covid-19

Redação Remanso News

Governo prepara plano de demissão voluntária para servidores federais

Redação Remanso News

Remanso: Bradesco Express e assaltado

Redação Remanso News

Inmet alerta sobre vento e chuvas intensas em diversas partes do país

Redação Remanso News

Precatórios do Fundef devem ser utilizados com manutenção e desenvolvimento do ensino

Redação Remanso News

governo aperta cerco contra servidores da Educação com indícios de irregularidades

Redação Remanso News

Deixe um comentário