25.8 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • Rio São Francisco: a previsão de chuvas é para o mês de outubro
Destaque Sobradinho

Rio São Francisco: a previsão de chuvas é para o mês de outubro

A equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apresentou o levantamento quanto ao registro de chuvas na bacia hidrográfica. De acordo com Marcelo Seluchi, coordenador-geral de Modelagem, até o início do período úmido da bacia, previsto para meados de outubro, não há previsão de precipitação considerável no Rio São Francisco.

Ele explicou que período chuvoso se caracteriza com o registro de, pelo menos 3mm (milímetros) de chuva, por no mínimo cinco dias seguidos. “E essa previsão só existe para meados do próximo mês”, ressaltou Seluchi.

Diante do cenário exposto, o Operador Nacional do Sistema Elétrico reforçou que as premissas na bacia do São Francisco são de uma defluência de 267 metros cúbicos por segundo (m³/s) no reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, devendo aumentar para 275m³/s no final de setembro e para 285m³/s no final de outubro.

Além disso, o reservatório de Sobradinho, na Bahia, opera com 700m³/s e deverá aumentar para 720m³/s no final de setembro, para manter o nível mínimo de 20% em Itaparica, em Pernambuco, enquanto que a média de Xingó, em Alagoas, permanece em de 598m³/s. Diante dos números, até o dia 1º de outubro, o volume útil de Três Marias deve sair de 38,81% atualmente para 35,34%; em Sobradinho, de 28,55% para 25,57%; e Itaparica, de 21,83 para 20,18%.

Foto: Ney Vital
Informações: CHBSF

Posts relacionados

SAIU AGORA! Juiz cassa mandato do prefeito de Dirceu Arcoverde-PI “Carlão do Feijão”

Redação Remanso News

Fim da reeleição deixa os prefeitos inquietos

Redação Remanso News

Alunos participam de aula inaugural de Curso Técnico em Fruticultura Irrigada em Juazeiro

Redação Remanso News

PCdoB-BA pleiteia vaga para o Senado nas eleições de 2018

Redação Remanso News

Constesf: Prefeitos Da Região Se Reúnem Em Assembleia

Redação Remanso News

PF desarticula organização suspeita de fraudar R$ 28 milhões do Dpvat

Redação Remanso News

Deixe um comentário