26.8 C
Remanso, BR
19 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Destaque
  • PCdoB poderá ser extinto caso votos de Isaac Carvalho não seja validados
Destaque

PCdoB poderá ser extinto caso votos de Isaac Carvalho não seja validados

PC do B, Rede e mais 12 partidos podem ser extintos, pois não superaram a chamada cláusula de barreira, na eleição deste domingo (07/10). Ao todo, existem 35 partidos no Brasil. Mas há possibilidade de mudança.

O PC do B, legenda dos deputados federais baianos Alice Portugal e Daniel Almeida, espera contar com os votos do ex-prefeito de Juazeiro, o “vaqueiro” Isaac Carvalho, que estão sub judice. Ele teve 100.549 votos. Caso tenha êxito, a sigla alcança 10 deputados federais no país, número necessário para ser mantido ou a soma de 1,5% dos votos válidos nacionais.

O PC do B teve 1,35%. Já a Rede, de Marina Silva, seguiu na esfera da Câmara o desempenho pífio da presidenciável. Criada em 2015, a sigla teve agora a sua estreia em uma eleição nacional, mas só conseguiu uma cadeira de deputado federal. A advogada Joenia Wapichana (RR) é a primeira indígena eleita na história para o Congresso Nacional. Os votos válidos da Rede somaram apenas 0,83%.

O PRTB de Levy Fidélix elegeu três deputados federais e teve apenas 0,7% dos votos válidos em todo o país. De acordo com a lei, as siglas que não superarem a cláusula de barreira (também chamada de cláusula de desempenho) perdem direito ao fundo partidário, principal fonte de financiamento das legendas, à propaganda na TV e rádio, além do funcionamento legislativo (gabinete partidário, estrutura de assessores, discursos nas sessões, entre outros pontos).

A regra também permite aos políticos eleitos por essas legendas trocarem de partido sem o risco de perder o mandato por infidelidade partidária. Os outros 11 partidos que não cumpriram a cláusula foram Patriota, que chegou a quase fechar a filiação de Jair Bolsonaro, e siglas de outros três presidenciáveis: PHS, PRP, PMN, PTC, PPL (partido do presidenciável João Goulart Filho), DC (partido do presidenciável José Maria Eymael), PMB, PCB, PCO e PSTU (partido da presidenciável Vera Lúcia).

Fonte: Informe Baiano

Posts relacionados

Câmara quer aprovar lista fechada até maio

Redação Remanso News

05 Detentos fogem da Cadeia Pública de Pilão Arcado levando várias Armas

Redação Remanso News

Lava-Jato chega ao Corinthians e aos estádios da Copa do Mundo

Redação Remanso News

Volta às aulas: o que pode e o que não pode na lista de material escolar

Redação Remanso News

FHC revela ter votado nulo para presidente no 2º turno

Redação Remanso News

Preço do gás de cozinha tem novo aumento nesta quarta-feira (11) e pode chegar a R$ 75 por botijão em Remanso

Redação Remanso News

Deixe um comentário