31.2 C
Remanso, BR
18 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Xique Xique: Mais de 26 mil peixes são levados para o Rio São Francisco após seca em lagoas.
Bahia

Xique Xique: Mais de 26 mil peixes são levados para o Rio São Francisco após seca em lagoas.

Pelo menos 26 mil peixes de lagoas que estão secando foram resgatados por Grupos de pesquisa e proteção ambiental na cidade de Xique-Xique, no Vale do São Francisco, no norte da Bahia, desde o fim de semana até esta terça-feira (23).

O trabalho faz parte da 2ª etapa da Operação de salvamento de peixes de lagoas da região. Durante a ação, os animais são pescados com redes e, em seguida, levados para o Rio São Francisco, onde são soltos.

Entre as espécies resgatadas nesta segunda etapa da ação estão surubim, mandi amarelo, pescada, curimatã, sarapó, cascudo, carí, corvina, pial, traíra, cascudo, pacu, paiba e câgado de lagoa. Conforme o Ibama, o trabalho segue até a quinta-feira (25).

Ainda de acordo com o órgão, de 2017 até agora, cerca de 50 milhões de peixes morreram por conta seca nas lagoas de Xique-Xique. Esta é a quarta ação para resgate dos animais realizada na região. As duas primeiras ocorreram em agosto de 2018, e a última em setembro, quando foram resgatados mais de 100 mil peixes de lagoas que estavam secando.

A operação é realizada por meio de uma Força Tarefa interinstitucional, que conta com a participação do Ministério Público Estadual (MP-BA), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), universidades, Organizações Não Governamentais, prefeituras locais e voluntários. Cerca de 35 pessoas participam do trabalho.

As ações visam realizar diagnóstico da situação das lagoas para identificação de possíveis causas da mortandade de peixes e consequente proposição de medidas adequadas para fazer cessar o dano ambiental – com a devida apuração das responsabilidades administrativas. Um estudo foi pedido para avaliar a seca, segundo o Ibama.
G1 Bahia Foto: Divulgação

Posts relacionados

Rui Costa é reeleito para o governo da Bahia no primeiro turno

Redação Remanso News

PCdoB se solidariza com Aladilce e contesta Dória

Redação Remanso News

Governo da Bahia diz que duplicação da BA-210 vai movimentar a economia dos municípios de Juazeiro, Curaçá e Sobradinho

Redação Remanso News

Bahia Produtiva vai investir R$ 4.8 milhões nos territórios Sertão do São Francisco

Redação Remanso News

Demissões na Rede Bahia continuam e chegam à TV Sudoeste

Redação Remanso News

Ministério retira 37 municípios de mapa do turismo na Bahia

Redação Remanso News

Deixe um comentário