16 de abril de 2026
Remanso News
  • Home
  • Juazeiro
  • Vitivinicultura e energia solar ajudam a aquecer economia no semiárido baiano
Juazeiro

Vitivinicultura e energia solar ajudam a aquecer economia no semiárido baiano

Projetos que têm ajudado no crescimento econômico do Vale do São Francisco, no semiárido baiano, foram visitados por uma comitiva da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, na quinta-feira (8). No município de Casa Nova, a Vinícola Terranova, do Grupo Miolo, já é responsável pela produção nacional de 80% dos espumantes da marca. Já em Juazeiro, a usina solar da Atlas Renewable Energy emprega mais de 1,5 mil trabalhadores da região.

“Ambos os investimentos desempenham papel estratégico, tanto na geração de emprego, quanto no desenvolvimento territorial do nosso estado. A energia limpa produzida nas quatro usinas da Atlas pode beneficiar 250 mil famílias da região. E a Miolo recebe 50 mil visitantes por ano, por meio do roteiro do Vapor do Vinho, aquecendo assim o Enoturismo local“, destacou a titular da pasta, Luiza Maia.

O parque solar da Atlas Renewable Energy gera 156 MW de potência e possui 450 mil painéis fotovoltaicos. “Além de Juazeiro, a empresa tem usinas solares também em Bom Jesus da Lapa e vai implantar outra em Barreiras. Já investimos na Bahia cerca de R$ 1,1 milhão, com 3,5 mil empregos gerados em 2018″, disse o espanhol Luís Pita, diretor Geral da Atlas no Brasil.

A tecnologia adequada e investimentos sérios, que valorizam as potencialidades do Rio São Francisco, são o segredo do sucesso da vinícola da Miolo Wine Group Vitivinicultura, na opinião do gerente Regional, Adauto Quirino Jr. “Nada é parecido no Brasil, em termos de tecnologia de agricultura, com aquilo que temos aqui no Vale do São Francisco“, destacou.

Diferencial

Com 200 hectares plantados e irrigação por sistema de gotejamento, graças às águas do Velho Chico, a Miolo realiza duas colheitas anuais, produz 4 milhões de litros por ano – sendo 2 milhões de litros para espumantes e vinhos e 2 milhões para destilar. A empresa gera 150 empregos diretos. “O grupo pretende ampliar ainda mais a produção e tem nosso apoio, pois contribuem com o desenvolvimento do nosso semiárido baiano”, reforçou a secretária Luiza Maia. As informações são da assessoria.

Posts relacionados

Câmara de Juazeiro realiza sessão especial para comemorar 20 anos de Gideões Internacionais

Redação Remanso News

Hospital regional de Juazeiro está contratando pessoas com deficiência para diversas áreas

Redação Remanso News

Empregados da Codevasf realizam paralisação

Redação Remanso News

Sindicato dos comerciários não apoia manifestação desta segunda (06) em Juazeiro (BA)

Redação Remanso News

Juazeiro: Avenida sem iluminação preocupa moradores de bairro

Redação Remanso News

Juazeiro será sede do próximo Encontro de Orientação do TCM

Redação Remanso News

4 Comentários

Deixe um comentário