25.8 C
Remanso, BR
26 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Petrolina
  • Trabalhadores e trabalhadoras do Vale do São Francisco fecham em Petrolina pauta da Campanha Salarial 2019
Petrolina

Trabalhadores e trabalhadoras do Vale do São Francisco fecham em Petrolina pauta da Campanha Salarial 2019

Cerca de 250  homens e mulheres que atuam na hortifruticultura do Vale do São Francisco reuniram-se nesta sexta-feira (9) no auditório do Senac, em Petrolina (PE), para construir a nova pauta de reivindicações 2019. A Campanha Salarial Unificada Bahia e Pernambuco completou 25 anos de história, em defesa dos assalariados/as  rurais da região.

Durante segundo o dia de trabalhos do seminário, os assalariados e assalariadas, juntamente com representantes de sindicatos, federações e confederações discutiram as reivindicações da categoria e a manutenção de cláusulas importantes da Convenção Coletiva do Trabalho (CCT) – a exemplo do salário unificado, a contribuição sindical, a determinação de horários de pagamentos pelas empresas, a garantia de emprego para as trabalhadoras gestantes, entre outras.

O seminário unificado deste ano contou com uma novidade: no segundo dia de debates, os participantes dos estados da Bahia e Pernambuco formaram cinco grupos de trabalho para discutir a manutenção de cláusulas da CCT e construir nova pauta de reivindicações. Até 2017, eram formados apenas dois grupos por estado e a nova medida ampliou as discussões entre as equipes.

O vereador de Juazeiro (BA), Agnaldo Meira, participou do evento e enfatizou a importância dos trabalhadores e trabalhadoras se manterem unidos. “Precisamos nos manter firmes, nesta luta pela manutenção dos direitos conquistados pela classe trabalhadora do Vale do São Francisco. São 25 anos de conquistas históricas, aqui na região. Não tenho dúvidas de que os sindicatos, as federações e confederações permanecerão resistentes, na defesa dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do nosso país“, disse.

Reforma trabalhista

Quanto a reforma trabalhista e as novas negociações que serão realizadas em janeiro de 2019, o presidente do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados (STTA), José Manoel dos Santos, destacou. “Tem um ano que a reforma trabalhista entrou em vigor. Hoje temos uma visão ampliada dos seus impactos e prejuízos. Precisamos fazer um contraponto da reforma trabalhista, mas com um olhar voltado para a valorização salarial do trabalhador“, disse.

Seminário

A Campanha Salarial Unificada da Hortifruticultura do Vale do São Francisco, Bahia e Pernambuco teve início nesta quinta-feira (8), com palestras e discussões sobre a atual conjuntura econômica e política do Brasil. O presidente da Central dos Trabalhadores Trabalhadoras do Brasil (CTB) na Bahia, Pascoal Carneiro, debateu a reforma trabalhista, a terceirização e a possível aprovação da reforma da Previdência, prevista para acontecer ainda em 2018.

“O ano de 2019 será um de reflexão, de repensar o movimento sindical, e lutarmos pela unidade e ação. O trabalhador precisa entender que o sindicato é a sua casa e os dirigentes sindicais devem ampliar, ainda mais, esses espaços, buscando construir um movimento sindical diferenciado, que dialogue com todos os públicos“, pontuou.

A campanha salarial foi encerrada com o debate sobre a sintetização coletiva das pautas. Participaram das discussões os sindicatos de  Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Juazeiro, Petrolina, Abaré, Curaçá, Sento Sé, Sobradinho, Lagoa Grande, Belém do São Francisco, Casa Nova, além do Sintagro, Fetag-BA, Fetaepe, Fetape, Contag, Contar, CTB e CUT.

Carlos Brito

Posts relacionados

Bloco ‘Acolher É Nossa Alegria’ Levou Inclusão Para A Folia Em Petrolina

Redação Remanso News

Mulher dá à luz dentro de carro em Petrolina, PE: ‘me agoniei’, diz motorista

Redação Remanso News

Senac e CGU-R/PE realizam Seminário Anticorrupção

Redação Remanso News

Bombeiros de Petrolina distribuem cestas natalinas para famílias carentes

Redação Remanso News

Possível cartel dos combustíveis pode levar população de Juazeiro e Petrolina às ruas

Redação Remanso News

Parque Josepha Coelho se consolida como espaço de convivência e lazer entre petrolineses e turistas

Redação Remanso News

Deixe um comentário