25 C
Remanso, BR
23 de abril de 2024
Remanso News
  • Home
  • Bahia
  • Após assembleia, professores das Universidades Estaduais da Bahia decretaram estado de greve
Bahia

Após assembleia, professores das Universidades Estaduais da Bahia decretaram estado de greve

Professores das universidades estaduais da Bahia decretaram estado de greve na tarde desta quinta-feira (21). A assembleia ainda está acontecendo no teatro da Uneb, no Cabula, onde cerca de 200 professores debatem e atualizam a pauta de reivindicações. A professora Lilian Marinho, diretora da Associação Sindical dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (ADUneb), falou sobre alguns dos principais pontos de reivindicação da categoria: “já tem três anos (a pauta), estamos apenas atualizando. Nossa pauta tem a reposição da inflação no salário de 2015 a 2018, reajuste de 5,5% de 2015 a 2018, direitos trabalhistas.

Além disso temos lista de quase 400 professores que não podem ascensão na carreira porque o governador Rui Costa não libera. Vários professores pedindo dedicação exclusiva, que é fundamental para universidade pública, porque ele passa a exercer ensino, pesquisa e extensão. Se não faz isso, a carga horária fica praticamente só no ensino, e é justamente pesquisa e extensão que diferenciam a universidade de uma faculdade. Também pedimos a ampliação de vagas para docentes”, disse.

Lilian Marinho também afirmou que o governo além de não dar aumento nem reposição resolveu diminuir o salário dos professores: “em dezembro o governador aumentou o desconto da previdência de 12% para 14%. Ou seja, não teve reposição nem aumento, mas teve diminuição”. Questionada sobre os próximos passos, a professora salientou que estão “definindo o cronograma até a deflagração da greve, que não será isolada”, disse se referindo ao movimento da Uneb, Uesb, Uesc e Uesf. Uma próxima assembleia ficou marcada para o dia 4 de abril, data em que deve ser deflagrada a greve caso o governo não abra rodadas de negociação e não atenda aos principais pedidos da categoria. Antes, “vai ter uma mexida. Não paralisação, mas terão atividades internas em todos os campus, vai ser um funcionamento, digamos, anormal”. A diretora do ADUneb ressaltou que na próxima semana também haverá um movimento dos estudantes em defesa da universidade pública.

Fonte Bocão News

Posts relacionados

Estado divulga resultado provisório da 1ª etapa do concurso público para professor e coordenador pedagógico

Redação Remanso News

Com chapa única, eleição para presidência da UPB acontece nesta terça

Redação Remanso News

Em parceria com Senado, TJ-BA promove audiência pública sobre Reforma do Código Civil

Redação Remanso News

Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor realiza atendimento psicológico e promove oficinas on-line sobre autoacolhimento

Redação Remanso News

Governo do Estado cadastra profissionais de eventos e entretenimento

Redação Remanso News

Em entrevista, Secretário de saúde da Bahia prevê covid-19 ainda pior no início de 2021

Redação Remanso News

Deixe um comentário